Comire se prepara para 4º Congresso Missionário Nacional

Congresso Missionário Nacional será realizado em setembro, em Recife, PE.

Por Renato Papis

Na manhã da última segunda-feira (27), o Centro Missionário São Paulo (OCM) sediou em São Paulo a Reunião Ampliada do Conselho Missionário (Comire) do Regional Sul 1 da CNBB. Durante o encontro, os participantes puderam discutir os preparativos e a participação dos membros da Comire para o 4º Congresso Missionário Nacional, marcado para acontecer em Recife, em setembro.

comire3Representantes das oito sub-regiões pastorais do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do estado de São Paulo e representantes de organização missionária reuniram-se na manhã desta segunda-feira, sob a coordenação do Conselho Missionário Regional (Comire), para se prepararem para o 4º Congresso Missionário Nacional, que será realizado em setembro, em Recife. A reunião ampliada foi aberta pelo bispo diocesano de Registro e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom José Luiz Bertanha, e conduzida por Maria de Fátima da Silva, coordenadora estadual.

A reunião começou com uma exposição da coordenadora estadual, Fatiminha, sobre o 4º Congresso Missionário Nacional que terá como tema: "A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”.
Segundo a coordenadora Fatiminha, o objetivo do encontro é “impulsionar as Igrejas no Brasil para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo, no compromisso com ‘as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem (GS1)".

Os objetivos específicos são: preparar o CAM 5 – 10 a 14 julho de 2018 – Sta. Cruz de La Sierra – Bolívia; aprofundar o compromisso com a proposta da Igreja em saída; promover a integração das forças missionárias da Igreja do Brasil; incentivar a cooperação intereclesial e a missão Ad Gentes; celebrar a caminhada missionária da Igreja do Brasil.

O documento preparatório para o Congresso foi apresentado durante a reunião. O texto está organizado em três partes: “A alegria do Evangelho”, “Sinodalidade e comunhão” e “Testemunho e profetismo”. No final de cada capítulo o Texto-base traz questões para aprofundar os eixos temáticos.

37º Encontro Missionário Estadual

37eme_cartazPara se preparar bem para o congresso que acontece em setembro, o Comire realizará o 37º Encontro Missionário Estadual, a ser realizado entre os dias 26 a 28 de maio, na diocese de Franca. O evento pretende reunir pessoas que participarão do quarto congresso, em Recife. O evento acontecerá na paróquia, Nossa Senhora Aparecida, capelinha, localizada na rua Distrito Federal, 1285 – Bairro São José em Franca, SP. As arquidioceses e dioceses estarão recebendo inscrições por meio dos coordenadores dos Comidis (Conselho Missionário Diocesano) ou Coordenação de Pastoral. Os organizadores divulgarão os tipos de inscrições e seus valores.

Partilhas - Dom Bertanha falou sobre o Encontro dos bispos referenciais da missão nos regionais da CNBB, realizado entre os dias 23 e 24 de março, em Brasília (DF). Na ocasião eles avaliaram a caminhada missionária da Igreja no Brasil e reafirmaram a necessidade da formação. No final da reunião, os bispos divulgaram uma carta na qual apontam como formar o discípulo missionário. “Através de uma formação capilar e permanente, bem articulada, de modo que nos torne mais profundamente humanos, radicalmente cristãos e autênticos discípulos missionários, a partir da vocação especifica de cada segmento na Igreja”.

Ele também falou sobre os Projetos Missionários na Amazônia e Pemba, Moçambique. Em seguida convidou o padre Valdemar Aparecido dos Reis, para falar sobre a sua experiência missionária na Prelazia de Tefé, AM. Em entrevista exclusiva ao site do Regional Sul 1 da CNBB, o padre Pardal, do qual é missionário há 11 anos pelo Projeto Missionário Sul 1 – Norte 1, falou um pouco da sua trajetória na Prelazia de Tefé, AM.

Deixe uma resposta

dezessete − seis =