Dioceses de Mato Grosso do Sul preparam 4º Congresso Missionário

Comire Regional Oeste 1 da CNBB prepara Congresso Missionário para setembro de 2018.

Por Cecília de Paiva

O Conselho Missionário Regional (Comire), Regional Oeste 1 da CNBB, reuniu-se em assembleia no dia 3 de março, com o propósito de deliberar sobre a realização do 4º Congresso Missionário Regional de Mato Grosso do Sul, a realizar-se na diocese de Naviraí entre os dias 20 a 23 de setembro de 2018. A assembleia aconteceu na sede de referido regional, em Campo Grande, MS, presidida por Dom Mariano Danecki e coordenada por Janete Favero.

comirems1Entre os direcionamentos para o Congresso, destacam-se o tema “A alegria do Evangelho” e o lema “Para uma Igreja em Missão”, os quais delimitam as demais formulações para reunir 500 participantes. Desse número, serão 200 vagas para a diocese anfitriã e 300 para as demais dioceses, entre Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim e Três Lagoas. Na assembleia, apresentou-se a dinâmica do evento, quanto à movimentação em torno de diversas equipes de serviços, das palestras, dos grupos de trabalho, dos dispositivos visuais, entre outros itens que irão compor a programação.

A espiritualidade e o sentido comunitário do evento estarão fortes em momentos como a missa de abertura a ser presidida por Dom Ettore Dotti, bispo da diocese de Naviraí; bem como na Caminhada da Fé e nas visitas missionárias a serem feitas em comunidades carentes pré-definidas, em que dois missionários do Congresso serão acompanhados por um morador local, unindo três missionários que estarão sensibilizados com a realidade local. A palestra principal, no dia da abertura, será ministrada pelo padre Crispim dos Santos, o qual atuará também como moderador de todo o evento.

comirems2Conforme Janete Favero, coordenadora do Comire Oeste 1, todos os participantes do evento serão distribuídos entre seis grandes grupos de trabalho, inicialmente definidos como oficinas, a saber: 1) Missão e a casa comum, sob assessoria da Rede Eclesial Pan-Amazônica; 2) Igreja: Casa da iniciação cristã, com padre Antonio Marcos, Assessor Nacional da Catequese; 3) Igreja: Comunidade de comunidades, com Dom Leomar Brustolin, da Arquidiocese de Porto Alegre; 4) Igreja a serviço da vida plena para todos, com Padre Sidney Fabril, Arquidiocese de Maringá; 5) Igreja: Lugar da animação bíblica da vida e da pastoral, com Frei Ildo, Arquidiocese de Maringá; 6) Igreja em estado permanente de missão, com padre Fábio Antunes da diocese de Coxim.

Nas deliberações apresentadas, constou ainda que o site da Diocese de Naviraí (diocesedenavirai.org.br) irá centralizar informações do evento e receber, no período de março a agosto de 2018, as inscrições conforme as regras de participação e de indicação das dioceses envolvidas. A assembleia registrou ainda encaminhamentos e coordenadas específicas, com deliberação e participação de todos os presentes, sendo finalizada por um momento de espiritualidade sob as bênçãos de Dom Mariano.

Cecília de Paiva, Comire Oeste 1

Deixe uma resposta

4 × cinco =