Missão Jovem de Olivença abre Mês Missionário na diocese de Palmeira dos Índios (AL)

A Missão é dinâmica e só é eficaz se for continuada e fundamentada na pessoa de Jesus Cristo...

Por POM com informações da JM de Alagoas / Irmã Ana Aparecida, MC
Fotos: JM-AL

000 a a ana 4

No primeiro final de semana de outubro, dias 02 a 04, a Juventude Missionária (JM) da diocese de Palmeira dos Índios (AL) realizou sua primeira Missão Jovem Diocesana, na paróquia Nossa Senhora do Carmo em Olivença (AL). A experiência contou com a participação de cerca de 170 missionários das Obras Pontifícias da diocese e de grupos presentes na paróquia que partilharam suas vidas com a comunidade oliventina.

A diocese de Palmeira dos Índios acolheu em janeiro deste ano, a Missão Jovem Estadual da JM, e agora vivenciou a mesma ação em âmbito diocesano. A Missão Jovem teve como objetivo viver uma experiência de encontro com Cristo junto com as pessoas, além de animar missionariamente os grupos e expressões da paróquia local, para que também sejam corresponsáveis com a Missão de Deus confiada a todo cristão.

000 a a ana8

Missa de envio presidida por padre Petrônio.

Na missa de envio, padre Petrônio, pároco local lembrou o papa Francisco que conclama a “sair da sacada, sair das dependências superandos os limites da sua humanidade para ir ao outro”. O papa recorda que os discípulos ao voltarem da pesca sem sucesso, recebem a ordem de Jesus, que os manda lançar novamente a rede em águas mais profundas. “Nós recebemos essa ordem também, e apenas superando nosso comodismo, nosso achismo, nos lançaremos na proposta do Evangelho de Cristo”, ressaltou o pároco.

Com o tema “Missão é servir” os missionários viveram a experiência de serem acolhidos nas casas das famílias partilhando de suas alegrias, dores, esperanças, além de buscar também soluções para alguns problemas como relata o pequeno Cícero, de 11 anos, da Infância e Adolescência Missionária (IAM) de Olho D’água das Flores. Ao chegar em uma casa ele encontrou a família que necessitava de alimentos. Impelido pelo amor missionário, motivou os seus amigos que indo de casa a casa conseguiram alimentos para aquela família. “Vou conseguir alimentos para a senhora, mas quero também fazer um convite, espero vocês hoje à noite na missa onde lhes entregarei o alimento”. À noite a família estava presente e muito feliz com a celebração. Todos se encantaram com a maturidade deste pequeno que, além de buscar uma solução imediata para o problema, o fez como instrumento de evangelização.

missao_jovem_alagoas (5)

Paula, da comunidade São José.

A jovem Paula, da comunidade São José, conta que ficou feliz em acolher os missionários nas casas. “Eles trouxeram muita alegria e nos motivaram a formar um grupo de jovens e sermos missionários também”. Ela ressalta que os missionários voltaram para suas casas, mas os jovens locais ficaram com o compromisso de serem missionários. “Junto aos jovens da comunidade vamos zelar pelas crianças, animando também a Infância e Adolescência Missionária”.

Pensando na missão universal, novos Grupos de IAM começam a caminhada na comunidade, e as famílias já se organizam para fazer a Novena Missionária na paróquia como é o caso da Dona Nair, da Comunidade São José, que já espera ansiosa pelas famílias que no próximo sábado estarão em sua casa para começar Novena.

Ficou marcado para novembro o Encontro de Formação para assessores da IAM que já têm a grupos e outros quatro em implantação. Além disso, no dia 17 de outubro, haverá um Encontro de Espiritualidade Missionária para jovens.

Para a irmã Ana Aparecida, MC, assessora estadual JM em Alagoas, “a Missão é dinâmica e só é eficaz se for continuada e fundamentada na pessoa de Jesus Cristo. Com muita alegria os missionários voltam para suas casas, deixando um pedacinho de si e levando consigo a gratidão a Deus e a todos pela acolhida, o amor, o olhar e o sorriso de cada pessoa visitada”, afirma a religiosa. As irmãs missionárias Claretianas, Hermínia e Betânia, também foram de Maceió somar forças nessa experiência.

Fonte: www.pom.org.br

Deixe uma resposta

onze + dezessete =