América em Missão: o Evangelho é alegria

Congresso Missionário Americano (CAM 5). Santa Cruz de la Sierra – Bolívia, 10 a 14 de julho 2018.

Por Família Consolata

América em missão: o Evangelho é alegria.

DSC_1033Com este lema, a Igreja no Continente Americano se reuniu na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para celebrar o V Congresso Missionário Americano (CAM 5). Participaram do evento cerca de 3.000 delegados e convidados. A Família Consolata também esteve presente com 2 bispos, 6 padres, 4 irmãs e 4 leigos. Agradecemos a Deus por esta oportunidade de celebrar com toda a Igreja do Continente este Congresso que renova em nós o carisma da missão Ad Gentes para sermos testemunhas da alegria e da consolação de Cristo.

A partir deste grande encontro missionário, enviamos esta mensagem a todos os nossos irmãos e irmãs da Família Consolata que em muitas partes do mundo, com a palavra e a vida, testemunham a alegria do Evangelho, como proposto pelo Papa Francisco.

Estamos conscientes de que este anúncio da alegria se realiza em meio a situações que nos desafiam: a degradação do meio ambiente, situações de instabilidade no Continente, como a da Venezuela, pobreza, violência contra a mulher, violação dos direitos humanos, violência generalizada, entre outros. É precisamente por isso que estamos convencidos de que o anúncio da Boa Nova do Senhor na construção do Reino de Deus continua urgente.

O Congresso tratou de muitos temas importantes para a missão da Igreja. Em sintonia com nossas reflexões capitulares e continentais, o evento nos lembra alguns desafios essenciais para nossa vida e missão:
a) O reconhecimento da mulher como importante agente evangelizador.
b) A formação das discípulas e discípulos missionários.
c) As opções pela Amazônia, os indígenas e os afrodescendentes.

O espírito deste Congresso nos convida a vencer o desânimo e renovar nossa esperança a fim de continuar proclamando, com convicção, o Senhor Ressuscitado para toda a humanidade.

O profetismo do Bem-aventurado Oscar Romero, o espírito do Bem-aventurado José Allamano e a bênção da Nossa Mãe Consolata, nos acompanhem em nosso caminhar.

As missionárias e missionários da Consolata no CAM 5.

Ir. Maria Conceição Nascimento da Silva
Ir. Emma Eganda
Ir. Hannah Wambui Ndung’u
Ir. Marisa Soy
Ugo Gomes
Mariana Gomes
Jose Luis Andrade
Danmary Mujica

Dom Luis Augusto Castro
Dom Francisco Munera
Pe. Stefano Camerlengo
Pe. Jaime C. Patias
Pe. Micael Mutinda Munywoki
Pe. Robério Crisóstomo da Silva
Pe. Stephen Gichohi Ngari
Pe. Stanslaus Joseph Mnyawami