Ordem das Viúvas: uma proposta ao Sínodo

Estamos pedindo ao Sínodo que pense também na restauração da chamada Ordem da Viúvas...

Por Rádio Vaticano
papa-890x395

Papa recebe Ana Maria Araújo, viúva de Paulo Freire em uma audiência privada no Vaticano em 2015. (Foto: Arquivo Pessoal)

Entre as inúmeras propostas apresentadas nesta primeira semana do Sínodo dos Bispos sobre a família, está a restauração da Ordem das Viúvas, que remonta ao início do Cristianismo. Desta vez, com uma novidade: a inclusão dos viúvos.

A proposta foi apresentada pelo Prefeito da Congregação para Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Card. João Braz de Aviz:

 

Conferência dos Religiosos do Brasil - Regional São Paulo

Cardeal Dom João Braz de Aviz. (Foto: Cleber Pires/Revista Missões)

“A pessoa viúva na família viveu uma experiência difícil, porque a separação pela morte é sempre algo que cria muito sofrimento, não só para o esposo ou a esposa, mas também com relação ao filhos. Agora, para muitos, e nós pensamos nas nossas comunidades, muitas viúvos e viúvas pensam nesse momento em que já realizaram grande parte da sua missão familiar ou estão quase realizando a sua missão familiar, de se abrir mais para a missão na Igreja. Então para aquelas ou aqueles que aprofundam isso, que sentem isso possível, há essa possibilidade. Nós estamos pedindo ao Sínodo que pense também na restauração da chamada Ordem da Viúvas, que no passado não incluía tanto os viúvos, mas que no momento presente talvez tenha também essa dimensão. A proposta foi aceita no nosso grupo, o grupo ‘Hispânico B’, e estamos propondo na nossa visão para o Sínodo.”

O Card. Braz de Aviz fala também das possíveis novidades para esta Assembleia sinodal. Clique acima para ouvir a reportagem completa.

Fonte: br.radiovaticana.va

Deixe uma resposta

quatro × 2 =