Festa da Consolata movimenta paróquia em São Paulo

A Paróquia Nossa Senhora Consolata do Jardim São Bento, na zona norte da capital, celebrou a padroeira, entre os dias 10 e 20 de junho de 2023 com novena e quermesse.

Por Maria Emerenciana Raia

A Paróquia Nossa Senhora Consolata do Jardim São Bento, São Paulo, celebrou sua padroeira entre os dias 10 e 20 de junho de 2023 com novena e quermesse.

Alegrias de Nossa Senhora ConsolatajardimsaobentoNo dia 10, uma celebração eucarística às 18h, animada pelos professos da Consolata, do Seminário Internacional João Batista Bísio abriu oficialmente as comemorações da festa de Nossa Senhora. Essa celebração foi presidida pelo padre Maurício Guevara, formador dos mais de 20 seminaristas que estão estudando no Seminário, de nacionalidades internacionais diversificadas (africanos em sua grande maioria).

No domingo, (11) em todas as missas a festa da Consolata foi lembrada, no segundo dia de novena.

Na segunda-feira, dia 12, a equipe de liturgia preparou a celebração das sete alegrias de Nossa Senhora, lembrando fatos importantes como a anunciação, a visita à sua prima Isabel, o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos, o encontro de Jesus no templo, Maria que vê Jesus Ressuscitado e sua Coroação no céu.

Na terça-feira, dia de Santo Antônio, 13, uma celebração eucarísticaescoladafeNossaSenhoraConsolatajardimsaobento presidida pelo Frei agostiniano Reginaldo Abreu, professor da Escola da Fé na Paróquia, e concelebrada pelo pároco, padre Cláudio Cobalchini exortou a importância de aprofundarmos nossa fé, estudando. A Paróquia promove esse ano na Escola da Fé o estudo do Evangelho de Mateus.

Ainda no dia 13, às 15h houve uma celebração com unção dos enfermos para os doentes atendidos pela Paróquia, organizada pela Pastoral da Saúde.

Na quarta-feira, dia 14, a Pastoral da Iniciação Cristã (catequese) foi a responsável pela liturgia da celebração eucarística presidida pelo pároco, padre Cláudio, com as crianças, pais e paroquianos, numa linda celebração, com homenagens preparadas pelas crianças.

catequeseNossasenhoraConsolatajardimsaobentoNa quinta-feira, dia 15, um terço missionário luminoso fez os presentes refletirem sobre a importância de sermos missionários e rezarmos pelo mundo, simbolizado nas cores missionárias, lembrando os diversos continentes: a África (dezena verde), as Américas (dezena vermelha), a Europa (dezena branca), a Ásia (dezena amarela) e a Oceania (dezena azul). No terço missionário, rezamos pelos missionários espalhados pelos continentes, enfatizando a importância da Igreja Católica na evangelização do mundo e na assistência social, principalmente na questão da saúde e educação. O terço missionário amplia nossos horizontes.

tercomissionarioNossaSenhoraConsolatajardimsaobentoNa sexta-feira, dia 16, os jovens encenaram a história da Consolata, a descoberta do quadro pelo cego Jean Ravais e o bispo que promoveu um tríduo de oração quando o quadro foi encontrado, debaixo de escombros. Após a encenação, a reza de um terço completou a oração e reflexão da noite.
No sábado, dia 17, a celebração eucarística das 18h foi organizada pela comunidade Santa Gertrudes, com músicas sertanejas. A comunidade Santa Gertrudes é muito presente na paróquia e sempre se manifesta carinhosamente.

equipeencenacaoNossaSenhoraConsolatajardimSaoBentoApós a missa, a tradicional quermesse que não era realizada desde a pandemia lotou o pátio da igreja, e demais dependências. Deliciosos quitutes juninos foram oferecidos, como milho, bolos, churrasco, pastel, canjica, arroz doce, caldo verde, alheira (linguiça), pastel de Belém, maçã do amor, vinho quente, quentão, cachorro quente... Brincadeiras e bingo animaram as crianças e os adultos.

quermesseConsolataJardimSaobentoNo domingo, tudo de novo. Após a celebração eucarística das 18h, o segundo dia da quermesse foi bem parecido com o primeiro, no sábado!

No dia 19, segunda-feira, houve as missas das 7h30 e 16h.

Dia da Consolata
Na terça-feira, dia 20 de junho, uma celebração eucarística presidida por dom Jorge Piorezan, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, Região Santana, fechou com chave de ouro as comemorações em honra à Nossa Senhora.

missadomjorgeNossaSenhoraConsolatajardimsaobentoA missa foi concelebrada pelos padres Cláudio Cobalchini, pároco, Jacques Mboma, animador missionário e vocacional de São Paulo, frei Reginaldo Abreu, agostiniano e professor da escola da fé e padre Victor Wafula, missionário da Consolata. A igreja estava lotada e dom Jorge em sua homilia destacou o trabalho dos missionários e das missionárias da Consolata ao redor do mundo, a importância da presença consoladora de Nossa Senhora junto aos indígenas e afrodescendentes, a prioridade da evangelização e o ideal do fundador, o Bem-aventurado José Allamano.

domjorgejantaConsolatajardimsaobentoA Paróquia Nossa Senhora Consolata promoveu, ao longo de toda a semana, uma mini quermesse após as celebrações, para toda a comunidade, com doações recebidas dos paroquianos e na noite do dia 20, um delicioso caldo verde foi oferecido ao bispo, celebrantes e toda a comunidade.

Com boa participação em todas as celebrações e festa, a Paróquia procurou homenagear Nossa Senhora e fazer com que todos reavivassem sua fé e aprofundassem sua devoção.

Viva Nossa Senhora Consolata! Viva o Bem-aventurado José Allamano e todos seus missionários e missionárias espalhados pelo mundo!

Maria Emerenciana Raia é editora da revista Missões.

Deixe uma resposta

sete + oito =