Cachoeiro de Itapemirim, recebe bispo da África

O bispo de Pemba, Moçambique, foi nomeado pelo papa para assumir a diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Brasil.

Por Redação

O Papa Francisco nomeou, nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, dom Luiz Fernando Lisboa, atual bispo de Pemba, em Moçambique, África, para a diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES). No mesmo ato, o Santo Padre também concedeu a dignidade de arcebispo a dom Luiz.

Dom-Luís-Fernando-com-o-Papa-Francisco

Ataques em Cabo Delgado

Dom Fernando denunciou ao mundo em 2020, os ataques sofridos em Cabo Delgado por homens armados há cerca de três anos. Cabo Delgado é uma província que pertence à diocese de Pemba.

Inicialmente era um grupo que não tinha rosto. Começou a atacar as aldeias mais distantes em alguns distritos. Depois, os grupos aumentaram e começaram a queimar casas, emboscar veículos nas estradas e a matar. Em 2020 começaram a atacar as vilas, onde está a maior concentração de pessoas, deixando um rastro de morte e destruição. Desde o início do ano se apresentaram como estado islâmico. Mais de 500 mil pessoas foram deslocadas dentro da província de Cabo Delgado. A população já é tão pobre, tem tão pouco e esse pouco que tem foi destruído por esses grupos. Dom Luiz Fernando pediu ajuda externa e orações. Foi recebido pelo papa e obteve ajuda da Cáritas Internacional para mitigar o sofrimento de seu rebanho.

 

A respeito da nomeação de Dom Luiz Fernando Lisboa a presidência da CNBB emitiu nota, onde se lê: "Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Leste 2 da CNBB. Ao mesmo tempo que agradecemos também ao episcopado de Moçambique pela acolhida ao senhor nestes 18 anos a serviço da Igreja no continente africano". Leia na íntegra a nota da CNBB

 

Biografia

Dom Luiz Fernando Lisboa nasceu em Marques de Valença (RJ) no dia 23 de dezembro de 1955. Ele é o nono de doze filhos do casal Francisco Lopes Pereira Lisboa e Benedita de Oliveira Pereira, ambos falecidos. Com nove anos de idade mudou-se, com a sua família, para Osasco (SP), onde passou parte de sua infância, adolescência e juventude.

Em agosto de 1975, aos 19 anos, ingressou no seminário São Gabriel da congregação da Paixão de Jesus Cristo (missionários Passionistas). Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1983. Possui duas especializações (Liturgia e Missiologia) na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (atual PUC SP) e mestrado em Teologia Pastoral pela PUC Curitiba, onde também foi um dos coordenadores do Curso de especialização em Missiologia.

No início do ano de 2001, foi como missionário Ad Gentes para a diocese de Pemba, Moçambique, onde trabalhou por oito anos; retornou ao Brasil e trabalhou por quatro anos como pároco na paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, na arquidiocese de Curitiba (PR).

Em 12 de junho de 2013, o Papa Francisco o nomeou como Bispo de Pemba. Sua posse se deu dois meses depois, em 14 de setembro, com celebração na Universidade Católica de Pemba.

Matérias relacionadas ao trabalho de dom Luiz Fernando na diocese de Pemba, publicadas por Missões:

Bispo brasileiro de Pemba, Moçambique, denuncia ataques em Cabo Delgado

IAM convida para Oração em Família pela Diocese de Pemba

Edição da Revista Missões de Setembro 2020, páginas 22 e 23

O drama dos deslocados pela guerra em Cabo Delgado, Moçambique

População de Cabo Delgado é expulsa pela guerra

Missão de Nangololo em Cabo Delgado é ocupada e destruída

Última matéria na Edição de Dezembro 2020 como bispo de Pemba

Dezembro 2020 by Revista Missões

Fonte: Missões a missão no plural , com informações da CNBB

Deixe uma resposta

três × 3 =