IAM convida para Oração em Família pela Diocese de Pemba

A Infância e Adolescência Missionária de todo o Brasil está organizando uma semana de oração pela Diocese de Pemba. A proposta é que as atividades sejam realizadas entre 27 de abril à 1º de maio.

Por Pontifícias Obras Missionárias

Situada no estado de Cabo Delgado, a Diocese de Pemba, em Moçambique, vive uma realidade de conflito social que nos últimos meses tem resultado em centenas de assassinatos. São 2 milhões e 500 mil habitantes na região.

Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Pemba, lembra que a diocese tem passado nos últimos 2 anos e meio por uma guerra que tem matado muita gente e que fez mais de 200 mil deslocados, pessoas que saem de suas aldeias, sendo entre elas muitas crianças.

Muitas delas ainda não têm a oportunidade de frequentar uma escola, pois, ou não existe escola na aldeia onde residem, ou não há espaço na escola para todas as crianças da aldeia. Outra dificuldade é a desnutrição, que é uma constante na vida de muitas crianças devido à falta de alimentação saudável. Além disso, muitas crianças ainda convivem com a realidade de doenças como a AIDS.

Dom Luiz descreve o sentimento da população de Cabo Delgado diante dos ataques terroristas que afetam sobretudo os distritos do norte e do centro da província de Cabo Delgado.“Nós nos sentimos isolados, abandonados, porque desde que esta situação começou, há dois anos e meio, quase nada se reporta nos jornais, nas rádios e nas televisões. Quem assiste aos noticiários à noite fica com a impressão de que não está acontecendo nada em Cabo Delgado. Mas há muito sofrimento do povo que vive nesta província, um povo que já era pobre e agora está sendo espoliado, vendo suas casas serem queimadas e precisando dormir no mato. Imagine idosos e crianças dormindo no mato, vivendo no mato”, lembra o bispo.

Presença missionária

Estão presentes na Diocese de Pemba um grupo de mais de 100 missionários, de 22 países diferentes. São religiosas, religiosos, padres, leigas e leigos. A Diocese de Pemba tem se esforçado na formação dos novos padres e conta, atualmente, com 50 seminaristas. Além disso, várias Congregações femininas contam com muitas jovens moçambicanas, que vão assumindo a cada dia as responsabilidades nesta Diocese.

Distribuídos nas quatro regiões pastorais da Diocese, moçambicanos e estrangeiros, com seus dons e carismas diferentes, contribuem no atendimento religioso e social desta parcela do povo de Deus presente na Província de Cabo Delgado. Eles servem o povo em diversos setores, como na área de saúde, educação, programas de geração de renda, formação técnica, acolhimento em abrigos, creches comunitárias, entre outros.

Oração em Família

Tendo noção desta realidade e atendendo ao apelo de Dom Luiz, a Infância e Adolescência Missionária de todo o Brasil está organizando uma semana de oração pela Diocese de Pemba. A proposta é que as atividades sejam realizadas entre 27 de abril à 1º de maio.

Esta é uma proposta de oração para que assessores/as, crianças e adolescentes da IAM possam realizar juntamente com suas famílias. No entanto, podemos compartilhar este material com outras famílias para que também se unam a este momento de oração.

A IAM elaborou um roteiro orante, que ajuda na realização da semana de Oração em Família. O material colabora com a reflexão da realidade local de Pemba, através de um roteiro de 5 dias de encontro.

Baixe o roteiro Oração em Família, com os links de acesso aos vídeos

Confira o vídeo de Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da Diocese de Pemba:

 

Fonte: POM

Deixe uma resposta

7 + 13 =