CNBB: iniciação cristã e momento brasileiro nortearão Assembleia

Teve início na manhã de hoje, 26 de abril, em Aparecida, a Assembleia Geral da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil na sua 55ª edição.

Por Silvonei José

Teve início na manhã desta quarta-feira, em Aparecida, a Assembleia Geral da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil na sua 55ª edição. O encontro anual do episcopado nacional se realiza até o dia 5 de maio, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

Os trabalhos dessa 55ª AG abordarão questões de grande importância para a Igreja do Brasil, como a temática da iniciação cristã e assuntos do momento nacional brasileiro.

assembleiacnbb17Os trabalhos da Assembleia tiveram início nesta manhã com a celebração da Eucaristia no Santuário Nacional, presidida pelo presidente da CNBB e Arcebispo de Brasília, Cardeal Sérgio da Rocha. Na sua homilia ele pediu a oração da Igreja em todo o Brasil pela Assembleia e comentou sobre os inúmeros desafios. “As dificuldades não devem jamais impedir o anúncio da Palavra de Deus, o cumprimento fiel da Ação Evangelizadora da Igreja, pois ninguém pode aprisionar a Palavra de Deus. Pelo contrário são incentivo, porque a certeza do amor de Deus nos anima na missão bonita e exigente de Evangelizar e levar esperança aqueles que mais sofrem com a crise política e econômica”.

O Cardeal também citou palavras do Papa Francisco quando esteve em Aparecida: “Jamais perder a esperança e deixar-se surpreender por Deus". Também refletiu que neste Ano Mariano somos chamados a refazer a experiência dos três pescadores que encontraram Aparecida nas águas e deixaram-se surpreender por Deus.

Em sua reflexão condenou duramente a corrupção, mas também alertou que não podemos tolerar e reproduzir atos aparentemente pequenos de infidelidade e corrupção no dia a dia. “Nós rejeitamos a perda de direitos dos pobres e pequenos nas iniciativas políticas, não podemos aceitar a falta de respeito a vida e a dignidade das pessoas, repudiamos as violações da vida, como o aborto, mas não podemos ficar indiferentes as violações sofridas ao longo da vida pelos pobres e fragilizados. Seja acompanhado da busca da paz, jamais cedendo a agressividade em Palavras ou atos. Vivemos numa época marcada pela violência”, orientou.

São diversos outros temas importantes na agenda da assembleia, como, comemoração dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e o Ano Nacional Mariano, que teve início dia 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017 e as comemorações do Jubileu de 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima etc.

Na tarde desta quarta a primeira coletiva dessa 55ª Assembleia Geral. Participarão da primeira coletiva o Bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; Bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), Dom Joel Portella Amado e o Cardeal Arcebispo de São Paulo (SP), Dom Odilo Pedro Scherer.

Fonte: Rádio Vaticano
TagsCNBB

Deixe uma resposta

quatro × cinco =