Vaticano: Papa Francisco vai ao Egito sem carro blindado

O papa visita o país entre os dias 28 e 29 de abril.

Por Agência Ecclesia

O porta-voz do Vaticano adiantou hoje que o Papa Francisco vai deslocar-se no Egito, nos dias 28 e 29 de abril, sem recurso a qualquer carro blindado e sem preocupações suplementares após os recentes atentados contra comunidade cristã.

1logo-egitto2017“Nas suas deslocações, o Papa usará um automóvel fechado, mas não blindado. Foi ele que quis assim”, disse Greg Burke, em conferência de imprensa.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé rejeitou a ideia de uma maior preocupação com a segurança por causa da visita ao Cairo, dado que, neste momento, a questão dos atentados “faz parte da vida” nos mais diversos países.

“O Papa, mesmo após os atentados recentes no Egito, confirmou sua vontade de visitar o país como sinal de proximidade. Não estamos preocupados”, declarou.

“Vamos avançar serenamente, como deseja o Santo Padre”, acrescentou.

Em declarações à Rádio Vaticano, Greg Burke sublinhou que o Papa quer dar “sinais positivos”.

“Está sereno, não é ingênuo, conhece a situação no Egito, sabe o que aconteceu com os coptas nos últimos anos, especialmente durante o Domingo de Ramos, mas quer dar também um sinal positivo”, explicou.

Além do carro “normal”, o Papa vai deslocar-se num pequeno carro de golfe nos dois momentos especificamente destinados á comunidade católica, no sábado.

A agenda dos dois dias de viagem inclui encontros com líderes religiosos cristãos e islâmicos e com as autoridades políticas do Egito.

Francisco vai encerrar, com o imã de Al-Azhar, a mais prestigiada instituição do Islão sunita, uma Conferência Internacional pela Paz.

No Cairo, o Papa vai ser acompanhado pelo patriarca ecumênico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu.

Deixe uma resposta

catorze − 11 =