A misericórdia do Deus eterno

Render graças ao bom Deus  significa acreditar que a única saída é a vida renovada na Páscoa do Senhor, proporcionando a superação de todo medo.

Por Geovane Saraiva*

O Regina Caeli é a oração mariana que assume o lugar do Angelus, oração e louvor dos católicos por ocasião do Tempo Pascal, que vai do Domingo de Páscoa até a Festa de Pentecostes, numa maneira de consagrar o dia a Deus e à Virgem Maria. É o convite da Igreja aos seguidores de Jesus de Nazaré, agradecida e exultando de alegria pela ressurreição do Filho de Deus, sem jamais se separar do mistério da encarnação do Senhor. O Papa Francisco assim se pronunciou no Regina Caeli (23/04/2017): "A experiência da misericórdia abre a porta da mente para compreender melhor o mistério de Deus e da nossa existência pessoal". Ressaltou igualmente que "a misericórdia abre a porta do coração e permite expressar a proximidade, sobretudo, aos que estão sós e marginalizados, porque os faz sentir irmãos e filhos de um só Pai".

quaresma1Render graças ao bom Deus - porque sua misericórdia é eterna - significa acreditar que a única saída é a vida renovada na Páscoa do Senhor, proporcionando a superação de todo medo. O convite é para que, repletos de feliz esperança, com os olhos fixos na fé e no testemunho, voltemo-nos, evidentemente, para Jesus ressuscitado e seu maravilhoso projeto de amor. Pela generosidade, doação e renúncia, somos chamados a provar a nossa fé no contexto misterioso da ressurreição. Jesus ressuscitado, ao se apresentar aos discípulos, oferece-lhes a paz, infundindo neles a vida e a esperança, revela o verdadeiro sentido da alegria pascal.

O nosso mundo hodierno, tão diverso, vive envolto em sinais de mortes, exigências e desafios. Nossa esperança, porém, está em um Deus que não está longe, à margem do mundo e da criatura humana. Urge vê-Lo sempre mais próximo, no convite sempre renovado, a partir de sua morte de cruz e sua Páscoa, a uma generosa entrega, ao oferecer tudo de que precisamos, dando-nos também força e vigor, indispensáveis para prosseguirmos com segurança na construção do nosso futuro definitivo. Deus nos conceda sempre mais a graça de abraçar o mistério tão excelso, em uma sólida firmeza de fé e de coragem profética, apoiando-nos nas armas do amor, que têm origem no Senhor ressuscitado.

Que neste Ano Mariano/2017, dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, fique a lição de ânimo e esperança, vivenciada por Maria, agora no Tempo Pascal, com o Regina Caeli: “Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso”. Amém!

*Geovane Saraiva é pároco de Santo Afonso, Jornalista, Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal, integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - geovanesaraiva@gmail.com

Deixe uma resposta

quatro × 2 =