Juventude Missionária realiza primeira etapa da assembleia virtual

No último sábado, 24 de setembro, aconteceu o primeiro encontro, em sua etapa virtual, da Assembleia da Juventude Missionária do Brasil. A assembleia seguiu nesse primeiro momento um olhar sobre a realidade da juventude missionária a partir das luzes da exortação apostólica Pós-sinodal Christi Vivit e o contexto pós-pandêmico.

Participaram do encontro Ir. Valéria, assessora nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, e a assessoria foi do casal Joaquim e Raquel. A assessoria tem o objetivo de coordenar a assembleia na escuta, nas direções apresentadas pelos coordenadores estaduais nessa etapa virtual e presencial.

Nessa primeira fase, as lideranças fizeram uma ponte com exposição feita pela irmã Valéria e os desafios e possibilidades na conjuntura atual. Além disso, trouxe os resultados da última sondagem dos grupos, fizeram refletir sobre os dados apresentados, sobre as ausências e presenças.

E por fim, aquilo que mobiliza a JM hoje. Para este olhar da realidade, os jovens tocaram naquilo que os mobilizam: o uso da criatividade, identidade firmada, uma juventude solidária, caminhar juntos, espiritualidade, ressignificação, testemunhar o carisma, não desistir, viver, perseverar, persistir, recomeçar, comprometer-se, foram alguns pontos apresentados pelos participantes. No final foi lembrada a participação na etapa presencial em Brasília pelo secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e sobre a próximo encontro virtual. O encontro finalizou com a oração do mês missionário 2022.

Fonte: POM

Deixe uma resposta

cinco + 7 =