Missionários da Consolata encerram Biênio Vocacional

bienio_vocacional_consolata

PODCAST:

Tempo de graça, de alegria e de esperança.

Os Missionários da Consolata realizaram um Biênio Vocacional entre os anos de 2019 e 2020 em todo o continente com o lema: “Reavive o dom de Deus que está em você" (2 Tim 1, 6).

Teve como objetivo "colocar em estado de reflexão e oração a vocação missionária que cada um de nós recebeu de Deus" dando um novo ânimo e uma nova esperança ao povo que é chamado e enviado a ser discípulo missionário.

Foram realizadas algumas iniciativas e Padre Josky Menga, missionário da Consolata conta um pouco do que aconteceu em sua missão como animador vocacional na região Brasil, na Bahia.

Padre Josky: “...muitas iniciativas foram programadas para serem realizadas em nível continental e em cada país onde os Missionários da Consolata estão atuando no continente americano: Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, Canadá, Estados Unidos e México. Tudo isso com o intuito de animar os missionários e também os jovens a adentrarem nesta família missionária.

Na Região Brasil, pensamos em realizar alguns eventos, principalmente em cada lugar onde os missionários da Consolata trabalham. De repente, a pandemia chegou e quase todos tiveram que ser cancelados ou adiados. O tempo se cumpriu e foi necessário encerrar o Biênio, esse tempo de graça e da esperança, mas não fechamos o coração para ouvir a voz do Mestre que continua chamando.

Tentamos algumas coisas para não deixar passar a data ou o evento programado, e realizamos um encontro vocacional junto com os vocacionados que desejam ingressar no seminário na família dos missionários da Consolata. Momento de partilha das experiências de cada jovem, sobretudo, neste tempo de pandemia, momento de oração pessoal e comunitária marcaram o nosso encontro, e a grande pergunta que foi colocada neste momento foi: Qual é a nossa colaboração no plano de Deus a exemplo da Virgem Maria? Isso nos levou a pensar sobre a nossa vocação que realmente recebemos desde o seio de nossa mãe, somos chamados e enviados por Deus, mas pode ser de maneira diferente, basta dar a nossa resposta, o nosso sim como o da Virgem Maria pode mudar a história."

bienio_vocacional_consolata_3

Padre Josky também relatou o desafio em promover encontros com os jovens Missionários da Consolata em meio a pandemia

Padre Josky: "Por outro lado, com os Jovens Missionários da Consolata, encerramos esse Biênio com um encontro que teve momentos de partilha, de dinâmica e oração e uma benção final, tudo isso aconteceu pelas redes sócias, por causa da pandemia (Google Meet). Foi um evento muito marcante na vida dos jovens que participaram, segundo testemunho de vários deles."

O Biênio Vocacional foi encerrado em 12 de dezembro de 2020, dia em que é celebrado a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.

O encerramento aconteceu com um momento de celebração litúrgica em vários lugares, nas Igrejas e comunidades religiosas, mesmo com a redução do número dos cristãos e com os cuidados com a pandemia.

Padre Josky agradece e pede a proteção e intercessão de Maria neste tempo em que vivemos.

Padre Josky: "...foi um momento de ação de graças, agradecendo por tudo que realizamos neste tempo. Apesar da situação que o mundo inteiro está passando, pedimos a proteção para a nossa Mãe que atende as nossas necessidades. O Evangelho do dia da festa apresenta Maria como aquela que partiu apressadamente para a região montanhosa, a uma cidade de Judá... (Lc 1, 39-47). Ela saiu depressa para socorrer e amparar a sua prima Izabel...

Seguiremos firmes no ano de 2021 de acordo com a vontade do Pai. O Biênio Vocacional terminou, mas o discernimento continua e cada vez mais, somos chamados. "Reavive o dom de Deus que está em você" porque é tempo de graça, de alegria e de esperança."

* Padre Josky Menga é missionário da Consolata e animador vocacional na Bahia.

Deixe uma resposta

três × 5 =