Missionários da Consolata inauguram Noviciado Continental na Amazônia

Celebração marca o início do Noviciado Continental IMC em Manaus (AM). Fotos: Luis Boina e Paco López

Celebração marca o início do Noviciado Continental IMC em Manaus (AM). Fotos: Luis Boina e Paco López

PODCAST:

Em sintonia com as reflexões do Sínodo para a Amazônia e o processo de reestruturação das presenças no Continente América, o Instituto Missões Consolata (IMC) decidiu transferir o seu Noviciado Continental, que funcionava há mais de 20 anos em Buenos Aires, Argentina, para Manaus, norte do Brasil, no centro da Pan-Amazônia.

Por Jaime C. Patias *

O início dessa nova etapa no Bairro Santa Etelvina, periferia da cidade, aconteceu nesta quarta-feira, 6 de janeiro, Festa da Epifania do Senhor, com a abertura da comunidade do Noviciado 2021 que tem como Protetor São Oscar Arnulfo Romero, profeta dos pobres e mártir da justiça e da paz.

“A transferência do Noviciado Continental para Manaus quer ser um sinal e um desafio para o IMC no Continente. É a vontade de expressar e fazer nosso coração missionário pulsar e se identificar cada vez mais com a Amazônia, com seus povos, suas causas e seu futuro”, explica o Padre Luiz C. Emer, Superior da Região Brasil. “A decisão de proporcionar esta experiência aos jovens em formação em uma Congregação que está inserida na Amazônia desde 1948, representa mais um esforço para ‘amazonizar’ o coração e caminhar como Rede Eclesial Pan-Amazônia – REPAM”. Coincidentemente, a REPAM, também acaba de transferir a sua sede de Quito para Manaus. Leia na Íntegra

 

Deixe uma resposta

dez − 9 =