Pastoral da Juventude lança texto base da Ampliada Nacional 2017

“Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão” (Mt 25, 10)

Por Aline Ogliari

Frei Betto diz que a humanidade, hoje, tem fome de pão e de beleza. Podemos dizer que é a mesma fome que tem a juventude, em um recorte etário muito especial. Acrescida a essa fome, existe em nosso meio a fome e a sede por novidade. Pão, beleza e novidade!

ampliadajuventude1O convite feito nesse processo da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude é ir à Galileia nos encontrar com o Mestre Moreno Ressuscitado. Ao propor “romper barreiras”, indicamos um primeiro passo rumo ao novo, nos propondo a fazer esse caminho para a Galileia.

E onde ficam as Galileias de hoje? Quais os caminhos que precisamos percorrer para chegar até elas? Como vamos? Com quem vamos? Quem encontraremos lá? Estamos tão distantes das Galileias? Por quê? Quais as barreiras que queremos e precisamos romper?

O Texto Base da ANPJ tem a intencionalidade de nos aproximar de algumas “Galileias”, colocando a PJ do Brasil em sintonia com esse caminho. Por isso, se faz necessária uma grande mobilização desse processo de reflexão sobre essas Galileias, que devem ser reconhecidas nas realidades mais locais, próximas dos grupos e espaços de encontros da Pastoral da Juventude. Para nos ajudar nesse olhar às Galileias, convidamos companheiras e companheiros para nos escreverem, a partir de seus espaços de trabalho e militância. O material está riquíssimo!

Apostamos em dois pressupostos para esse caminho: o primeiro é a convicção de que a Pastoral da Juventude está em cada jovem que se coloca a serviço da sua missão, não desassociando o processo pastoral com o pessoal. O segundo pressuposto é a compreensão de que um caminhar da PJ Nacional só se concretiza se ele for realizado nos espaços reais da vida, nas Galileias concretas, que só podem ser olhadas e evidenciadas a partir dos próprios grupos de jovens das nossas comunidades.

Acesse, leia, divulgue: https://goo.gl/wKAQzs

Aline Ogliari é secretária nacional da Pastoral da Juventude.

Deixe uma resposta

cinco × 1 =