Amigos da Consolata realizam 3º Encontro

Cleidir Eissmann

A cidade de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, acolheu no dia 26 de maio de 2013 o 3º Encontro dos ex-alunos e seminaristas do antigo Seminário São Francisco Xavier e do Ginásio Allamano, conhecidos como "Amigos da Consolata". Ali, onde funciona hoje o Centro Diocesano de Formação, entre os anos 1940 e 1989, estudaram centenas de jovens e adolescentes vindos de vários cantos do Brasil.

Os encontros têm como principal objetivo reencontrar os amigos para um momento de celebração, recordação e agradecimento por tudo aquilo que a família Consolata proporcionou na vida de cada um.

O encontro contou com a presença de aproximadamente 75 pessoas entre alunos e familiares. Os participantes provenientes dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, foram recebidos com faixas colocadas ao longo da via na subida que leva ao Santuário de Nossa Senhora Consolata dando as boas-vindas. Vários participantes chegaram a Rio do Oeste ainda no sábado e puderam participar de um jantar juntamente com a equipe de organização dos encontros.

Os encontros começaram a ser realizados em 2011 por iniciativa do padre Lírio Girardi e alguns ex-seminaristas. Hoje, são coordenados por uma equipe composta por Silvio Kafka, Cleidir Eissmann, Sidnei Graf, Eleto Franzoi, Luiz Paterno, Vitor Buzarello, Isairo Luiz Rotta e Eunilto Fontanive, todos ex-seminaristas que passaram pelo Seminário São Francisco Xavier de Rio do Oeste.

Os padres Lírio Girardi, Hector Elias e Domingos Forte representaram o Instituto Missões Consolata e celebraram a missa no Santuário da Consolata (Igreja Matriz) no domingo, enfatizando a importância da vivência em família e da presença do Espírito Santo na vida de cada um.

A abertura oficial do encontro foi feita logo após a celebração da missa pelo Presidente da Comissão, Silvio Kafka e pelo Secretário, Cleidir Eissmann, ambos da cidade de Rio do Oeste. Cleidir agradeceu a presença de todos e fez a leitura de uma carta enviada pelo Superior Regional dos missionários da Consolata, padre Luiz Carlos Emer. Em sua mensagem, padre Luiz salientou que "o fato de nos encontrarmos demonstra que sentimos a Consolata e o Instituto ainda fazendo parte viva das nossas vidas". Toda a programação do encontro foi acompanhada de forma atenta e participativa.

Após o sorteio de brindes e um gostoso café, o encontro foi encerrado pelo padre Lírio Girardi, que invocou a benção da Mãe Consolata e do Bem-aventurado José Allamano a todos os presentes. Por unanimidade, ficou definido que os próximos encontros serão realizados sempre no último domingo de maio de cada ano, portanto, o 4º ocorrerá no dia 31 de maio de 2014. A novidade é que a partir do próximo, as ex-alunas do Colégio Pio XII participarão, e receberão a denominação de "Amigas da Consolata".

Maiores informações sobre os encontros, matérias, fotos, vídeos, poderão ser encontradas no seguinte endereço: http#//amigosdaconsolataro.blogspot.com.br, ou através do e-mail: amigosdaconsolataro@hotmail.com, ou ainda pelos telefones (47) 8849.9328 com Cleidir Eissmann e (47) 8815.1190 com Silvio Kafka.

Fonte: Cleidir Eissmann / Revista Missões

Deixe uma resposta

1 × quatro =