Líbios Unidos em Esforço Humanitário em Derna

Solidariedade líbia prevalece em Derna após enchentes catastróficas.

Por Redação

Em meio a uma tragédia que se abateu sobre a cidade de Derna, na Líbia, líbios de todo o país estão se unindo em um notável esforço de ajuda às vítimas das devastadoras enchentes. O acontecimento, que ocorreu quando duas barragens cederam sob fortes chuvas, causando inundações que destruíram bairros inteiros no último domingo, deixou milhares de mortos e muitos desaparecidos, além de inúmeras pessoas que perderam suas casas e pertences.

Voluntários de Misrata, Tripoli e Benghazi têm trabalhado incansavelmente desde quarta-feira e quinta-feira para distribuir roupas e pacotes de alimentos para aqueles afetados pela tragédia. Elias al-Khabouli, um voluntário de Zawiya, uma cidade no oeste do país e membro do grupo ativista Biltrees, explicou o motivo por trás de seu envolvimento: "Dissemos a nós mesmos que certamente haveria escassez de mãos para carregar, descarregar, dirigir ou fazer qualquer outra coisa."

Para responder a esse chamado à ação, o Biltrees alugou ônibus e vans para transportar mais de 100 voluntários das partes ocidentais da Líbia até Derna, uma viagem que exigiu 15 horas, e isso ocorreu mesmo antes que a magnitude completa da tragédia fosse conhecida.

Embora a Líbia tenha sido assolada por conflitos desde a revolta de 2011, que foi apoiada pela OTAN e desintegrou muitas comunidades, este evento trágico parece ter temporariamente unido os líbios. Apesar do conflito que dividiu o país entre governos rivais no leste e oeste desde 2014, um cessar-fogo em 2020 encerrou a maioria dos principais conflitos, permitindo a reabertura de estradas e voos entre as áreas opostas. No entanto, o país permanece dividido, com facções armadas rivais controlando diferentes partes do território.

Embora as administrações rivais tenham coordenado em algumas questões e ministros do governo baseado em Trípoli tenham recentemente visitado a cidade oriental de Benghazi, especialistas advertem que a tragédia em Derna não parece ter enfraquecido o impasse político que paralisou o país por mais de um ano, tornando as eleições nacionais impossíveis.

Apesar das suspeitas persistentes, as doações de ajuda continuam chegando de todas as partes do país, demonstrando um forte senso de unidade nacional em meio à tragédia. A agência de emergência da ONU, OCHA, descreveu este esforço como "uma onda de apoio nacional" que "varreu toda a Líbia".

Enquanto a coordenação interna das operações de socorro em Derna ficou sob a responsabilidade do Exército Nacional da Líbia (LNA) de Khalifa Haftar, a coalizão militar que controla o leste da Líbia, doações também têm vindo do exterior. Mesmo governos estrangeiros que têm desconfiado de Haftar colocaram de lado suas dúvidas políticas e preocupações com a corrupção na Líbia para ajudar diretamente uma região sob seu controle.

A Turquia, que tem sido um dos principais apoiadores do governo de Trípoli, enviou rapidamente uma equipe de ajuda para Derna, via Benghazi, a capital das regiões orientais controlada pelo LNA. Embora a unidade nacional na Líbia permaneça frágil, este esforço de ajuda demonstra a resiliência do povo líbio e sua capacidade de se unir em tempos de adversidade.

Com informações de Reuters

Deixe uma resposta

5 − dois =