Formação missionária para seminaristas

Formação Missionária para Seminaristas (Formise) será realizada de 27 a 30 de julho de 2023, em Jundiaí, SP.

Por Assessoria de Imprensa das POM

Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs), concretizando uma das decisões do Plano Trienal de Animação e Ação (2021-2023), têm a alegria de promover o 12º Encontro de Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE).

O FORMISE acontecerá nos dias 27 a 30 de julho de 2023, em Jundiaí (SP) e terá como tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35). Pretende reunir 200 participantes, entre seminaristas, reitores e formadores de seminário e casas religiosas, bispos e convidados, sendo um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações.

Caminho conjunto
O evento, através da sua temática e dinâmica de preparação, se insere no contexto do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, como também no processo de preparação para o 5º Congresso Missionário Nacional e, antes de tudo, como expressão da caminhada sinodal que envolve diversos organismos da Igreja no Brasil que cuidam da formação inicial dos candidatos ao presbiterado.

XII_Formise-Cartaz--740x1024Seu objetivo será animar e aprimorar a formação missionária dos seminaristas, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário. Aprofundaremos também a reflexão sobre a vocação enquanto graça e missão que deve sensibilizar e impulsionar a Igreja local e o futuro presbítero para sua responsabilidade pela missão universal.

Para garantir êxito na realização do evento, as POM e a coordenação nacional dos COMISEs contam com a parceria e o apoio da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Inscrições
Serão disponibilizadas 200 vagas, sendo que 110 vagas serão para os Regionais da macrorregião Sul (Sul 1, que acolhe o evento – 80, Sul 2 – 10, Sul 3 – 10, Sul 4 – 10) e 90 vagas para os demais regionais (6 representantes por Regional). Os coordenadores regionais dos COMISEs, em comunhão com os presidentes da OSIB nos Regionais, distribuirão as vagas nos respectivos Regionais e repassarão informações sobre as inscrições dos participantes, tendo como critério a representatividade das etapas de formação (propedêutico, discipulado, configuração e síntese), das dioceses e das casas de formação religiosas, formadores e reitores, bispos e convidados.

Fonte: CNBB

Deixe uma resposta

5 + dez =