Seminário marca início de preparação para Congresso Missionário

POM realiza seminário em Brasilia, em preparação ao 5º Congresso Missionário Nacional, que será realizado em Manaus, em novembro de 2023.

Por Assessoria de Imprensa das POM

Ide! Da Igreja local aos confins do mundo. O tema animou os 65 participantes do Seminário em preparação ao 5º Congresso Missionário Nacional, realizado na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília, desde domingo, 26 de março até esta quarta-feira, 29.

Seminario-preparatorio-5o-Congresso-Missionario-Nacional-1-1024x682O encontro reuniu missionários e missionárias dos 19 Regionais da CNBB e teve como principal objetivo iniciar o processo de preparação e reflexão da temática proposta para o congresso. O aprofundamento do tema do 5CMN é passo fundamental para a articulação e motivação do congresso, conforme explica a Ir. Regina da Costa Pedro, diretora das Pontifícias Obras Missionárias: “Ser missão é sermos também místicos em ação, contudo isso não dispensa a necessidade de reflexão sobre a missão. E por isso estamos nesse Seminário”, destaca.

A jovem Taiana Ramos, do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Regional Norte 2 participou do Seminário e ressalta que o encontro foi espaço favorável de aprofundamento e reflexão dos conteúdos que irão atravessar o 5ºCMN:

“Para nós, lideranças vindas de nossos regionais, estes dias de reflexão servirão para dinamizar e conscientizar as nossas bases, até porque nos lança e convida a vivenciar a mística dos discípulos de Emaús, fazendo lembrar das responsabilidades da nossa Igreja local em cooperar, priorizar e abraçar a missão. Saímos deste seminário animados e motivados com a missão de envolver a todos que se encontram em nossas realidades a experimentar juntos os caminhos da missão”, finaliza Taiana.

Para garantir a reflexão da temática proposta, o Seminário proporcionou aos participantes quatro conferências, abordando a responsabilidade da Igreja local pela missão além-fronteiras, a espiritualidade missionária, a missão aos confins do mundo e os sujeitos e instrumentos da animação missionária. O encontro ainda propôs aos uma avaliação do Programa Missionário Nacional 2019-2023, a partir de suas quatro prioridades: animação, formação missionária, missão ad gentes e compromisso profético-social.

O padre Francisco Levi Campos, da arquidiocese de Fortaleza (CE) e assessor do COMIRE do Regional Nordeste 1, acredita que o Seminário é também uma força e uma animação para sua vocação e missão de sacerdote recém ordenado.

“O seminário, com muita lucidez e espírito sinodal, está debruçado diante dos desafios e urgências de hoje no campo missionário do Brasil, como um importante espaço de discussão e aprofundamento missionário, tendo como ponto de partida a responsabilidade efetiva das Igrejas locais no protagonismo na missão universal. Fica muito claro para mim o papel intransponível de nossas dioceses nesse protagonismo que deve impulsionar o reavivamento da missão nos demais espaços eclesiais”, ressalta o padre.

O Seminário foi promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM), a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

O 5º Congresso Missionário Nacional
Iluminado pelo tema Corações ardentes, pés a caminho, o 5º Congresso Missionário Nacional será realizado na Arquidiocese de Manaus, de 10 a 15 de novembro de 2023. As vagas estão distribuídas pelos 19 Regionais e Organismos Missionários em todo o Brasil e devem somar mais de 800 participantes.

Este Congresso Nacional é parte da preparação para o 6º Congresso Americano Missionário e tem como objetivo impulsionar a missão ad gentes nas Igrejas locais, trilhando um caminho de escuta do Espírito Santo a fim de uma verdadeira conversão missionária de nossas comunidades eclesiais até os confins do mundo.

Saiba mais em http://www.pom.org.br/5cmn/.

Fonte: CNBB

Deixe uma resposta

dezenove + 17 =