Diáconos africanos da Consolata a serviço da Igreja do Brasil

Stephen Ngari

Pela imposição das mãos de dom Mauro Aparecido, arcebispo de Cascavel, Paraná, Joseph Mugerwa e Patrick Murunga foram ordenados diáconos na Paroquia São Paulo, Cascavel, no dia 14 de março, sábado, às 19h. A celebração foi presidida pelo arcebispo, concelebrada por 17 sacerdotes e contou com a presença de centenas de fiéis.

Na homilia o presidente sublinhou o caráter de serviço do diaconato, aproveitando as leituras da celebração e o lema da Campanha da Fraternidade deste ano, "Eu vim para servir". Pediu aos candidatos para não terem medo em sua missão. "Serviço ao povo de Deus precisa de renúncia e é pregar Cristo na cruz, não é oba oba", afirmou o arcebispo.

Dom Mauro destacou o evangelho da autoridade, mas autoridade de Deus-serviço. Exortou os novos diáconos a não esquecerem que muita gente precisa ser consolada. "Um serviço sem fronteiras como expressa o carisma do vosso instituto. Eis-me aqui, Senhor, envia-me. Assumam-no com entusiasmo e dedicação. Sirvam ao povo de Deus sem escolher o campo nem o serviço. Servir com alegria, como disse o papa Francisco, porque anunciam uma coisa importante, Jesus Cristo, o Salvador", frisou o arcebispo.

Dom Mauro também reconheceu como coisa de Deus a origem dos novos diáconos: Patrick veio do Quênia e Joseph de Uganda para serem ordenados em Cascavel. Eles fizeram os primeiros anos de formação, filosofia e noviciado no país de origem. Depois da primeira profissão foram enviados ao Brasil para continuar com os estudos de Teologia.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

5 + dois =