No Iraque, dom Sako pede intervenção contra os financiadores dos extremistas islâmicos

Zenit

O patriarca da Babilônia dos Caldeus, dom Louis Raphael I Sako, enviou uma mensagem ao papa Francisco, aos patriarcas do Oriente e aos presidentes das conferências episcopais. Em um contexto como o do Iraque, onde os cristãos se veem obrigados a fugir das suas próprias casas em Mossul e em outras cidades do norte, como na planície de Nínive, Sinjar, Telkef, Batnaya, Telleskuf, o patriarca se dirigiu às potências internacionais para pedir ajuda.

Na carta, o patriarca pede que os líderes do mundo "se libertem dos egoísmos" e se unam para alcançar uma "solução política e pacífica", que seja capaz de dar fim aos conflitos. Estas potências, que dom Sako não nomeia de modo direto, devem "exercer com vigor a sua pressão" sobre aqueles que "apoiam economicamente" e criam "laços militares" com os extremistas islâmicos. O objetivo, indica, é "cortar pela raiz as fontes de violência e de radicalização".

As palavras do patriarca se dirigem também ao mundo islâmico, cuja falta de uma "tomada de posição firme" no tocante ao movimento terrorista faz com que dom Sako se descreva como indignado. O patriarca observa que os terroristas representam "uma ameaça também para os próprios muçulmanos". Ameaça que "uma colaboração entre o governo central do Iraque e o da região curda" poderia contra-atacar. Por isso, dom Louis Raphael I Sako sublinha com decepção a impossibilidade de se alcançar um acordo neste sentido, bem como "a falta de formação de um novo executivo".

Ao encerrar a sua carta, dom Sako lança um apelo "a todos os nossos irmãos e irmãs do mundo", para que sejam "realmente solidários" neste difícil momento mediante "uma comunhão de coração e de oração".

Hoje, dia da Transfiguração, celebra-se a jornada de oração pela paz no Iraque, promovida pela associação Ajuda à Igreja que Sofre em parceria com o patriarca dom Louis Raphael I Sako. "Com os cristãos iraquianos, eu me uno a todos os que estenderão as mãos ao Senhor invocando a paz no Iraque. Unamos os nossos corações e as nossas vozes diante do Senhor", propõe o patriarca no texto da invocação pela paz, composto por ele especialmente para esta ocasião.

Fonte: www.zenit.org

Deixe uma resposta

7 + um =