Começa, em Brasília, o Fórum Social Temático (FST) Energia

Assessoria de Imprensa

Voo de balão, danças e muita animação! Assim começou na tarde desta quinta, dia 7, o Fórum Social Temático (FST) Energia, que fez seu ato inaugural no gramado do Congresso Nacional, em Brasília (DF). Participantes de diversas regiões do país cantaram o hino nacional ao ritmo de ciranda festejando o encontro de tantas lutas juntas. Lideranças diversas regiões e movimentos trouxeram faixas e bandeiras simbolizando as lutas contra grandes obras, a favor de novas matrizes energéticas e da inclusão social.

Edilberto Sena, do Movimento Tapajós Vivo, veio de Santarém (PA). "Queremos mostrar a estreita relação entre as hidrelétricas e as mineradoras. Uma alimenta a outra. Esta é uma energia para a morte", afirmou a liderança.

Um enorme balão levantou ao céu uma faixa com o tema do encontro, anunciando à população de Brasília perguntas chaves no debate sobre - Energia: para que? Para quem? Como?

Professor Ivo Poletto, membro da coordenação do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS), lembrou a razão do tema. "Esse é o momento de refletirmos sobre o uso das nossas fontes de energia, à quem ela beneficia e como ela esta sendo produzida!", disse ele ao dar aos participantes as boas vindas.

A festa contou também com a presença do batuque do Mambembrincantes, que entoou o hino e outras músicas para embalar o ritmo no início dos trabalhos.

As atividades do Fórum seguem durante os dias 8 e 9, na Ala Sul da Universidade de Brasília (UnB) ao lado do Instituto de Biologia. O encerramento será no Parque da Cidade Sarah Kubitscheck. Confira aqui a programação completa.

Com informações do site: www.fst-energia.org

Fonte: www.pom.org.br

Deixe uma resposta

quinze + dez =