Fé e jovialidade no Natal Missionário dos Jovens da Consolata

Rosa Clara Franzoi / Revista Missões

Já o título nos introduz no assunto desta matéria. Os Jovens Missionários da Consolata, desde a JMJ, estão assumindo com muita coragem e seriedade a missão de evangelizar, atendendo ao pedido do Papa Francisco quando esteve no Rio de Janeiro; convite este já muito presente no Documento de Aparecida 2007. Também o encerramento do "Ano da Fé", estimulou, não só os jovens, mas, todos os cristãos a despertarmos para a missão.

Esses jovens são de várias Comunidades: paróquia de Santo Antônio dos Bancários, Paróquia Nossa Senhora Consolata, Comunidade São Marcos e Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, todas da Região Norte Santana, São Paulo, SP. Foi no intuito de resgatar o verdadeiro sentido cristão do Natal, que eles se mobilizaram para colocar no centro o protagonista principal da festa = JESUS. Orientados pela Equipe de Animação Missionária IMC - MC, dividiram-se em equipes e puseram a mão na massa.

Na Casa Regional das Missionárias da Consolata em meio às flores e árvores, cada grupo selecionou e ornamentou uma árvore com símbolos natalinos, tudo feito por eles com material reciclável. Escolheram um tema referente ao Natal, deram um nome à árvore e prepararam apresentações de acordo com o tema, para ser desenvolvido no dia da festa: cantos, danças natalinas, encenações, poesias e também uma interessante retrospectiva das missões realizadas por eles desde a formação do grupo.

As Missionárias da Consolata e os Leigos Missionários da Consolata, LMC também aproveitaram para lembrar os seus 100 anos de Missão e o Ano do Fundador, o "Bem-aventurado José Allamano".

E quem foram os convidados para a festa? Os próprios jovens divulgaram o evento, distribuíram convites e lá estavam presentes para a festa de JESUS, em primeiro lugar, as famílias dos jovens, mais crianças, adolescentes, adultos e idosos das várias paróquias e comunidades vizinhas. Todos vieram trazendo um quilo de alimento não perecível, que serão distribuídos pelos próprios jovens às instituições de caridade.

E deu-se início à festa. E ela foi tão linda que os próprios pais dos jovens estavam felizes por terem visto a ótima atuação dos seus filhos. E alguns diziam: "Os nossos filhos precisam de mais atividades desse tipo". E eles as terão, pois para 2014, já se vislumbram outros eventos missionários para eles.

Antes da conclusão, houve ainda vários sorteios de objetos religiosos que completaram a alegria dos vencedores. E para encerrar, felizes, tomamos parte da confraternização com a partilha das guloseimas que os convidados trouxeram.

Fonte: Rosa Clara Franzoi / Revista Missões

Deixe uma resposta

dois + 10 =