Leigos missionários discutem formação humana no estilo do Bem-aventurado José Allamano

Carlos Roberto Marques

O terceiro dia de formação dos Leigos Missionários da Consolata - LMC, do Brasil, que acontece em São Paulo, neste sábado, 25, teve como assessor o padre Pietro Plona, IMC, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro do Imirim. O tema proposto foi "A Formação Humana no estilo do Bem-aventurado José Allamano, fundador dos Institutos dos missionários e das missionárias da Consolata.

Inicialmente, o assessor procurou mostrar como e porque fez a opção por seu apostolado missionário, exatamente no Instituto Missões Consolata, destacando a importância de sua mãe nesse processo, e o sonho de seu pai em ter um filho consagrado a Deus, manifestado numa carta dirigida à esposa, quando ainda prisioneiro de guerra em país estrangeiro, e cujo conteúdo padre Pietro só tomou conhecimento depois da morte do pai, no instante em que se lhe apresentaram dúvidas sobre a escolha certa do caminho.

Na primeira parte de sua exposição, o palestrante analisou a centralidade da pessoa do Bem-aventurado Allamano; mas, ao comentar as características pessoais, o comportamento, a postura e as exigências de Allamano, estabelecia também os parâmetros psicológicos e psicossociais daqueles que pretendem fazer opção por uma vida dedicada à missão, particularmente como membro dos institutos da Consolata, ou mesmo como um leigo missionário.

Num segundo estágio, saindo da exposição e análise das características individuais de Allamano, padre Pietro focou na "pessoa em relação", tendo sempre como ponto de partida as atitudes e os ensinamentos do Fundador. Os destaques aqui ficaram para a exigência do "espírito de família" e para o sentimento de "pertença", que pressupõe envolver-se emocionalmente com a instituição e seus propósitos, ter bem apreendido o sentido de uma vida comunitária, e sentir-se co-responsável, seja pela instituição, seja por seus membros.

Em seguida analisou a pessoa em relação, mas direcionada para a Missão, igualmente partindo da pessoa do Padre Allamano, seu modo de agir, seus pressupostos, suas exigências, tudo orientado para se estabelecer um paradigma de identidade de um missionário da Consolata.

Para ilustrar a exposição, foi projetado o filme Homens de Deus, uma produção francesa que retrata o martírio de sete monges trapistas durante a revolução argelina, demonstrando a fidelidade, a persistência e a coerência daqueles monges, que fizeram sua opção por uma vida missionária e não se negaram a morrer por ela, vivendo também o seu próprio calvário.

Fonte: Equipe da Comunicação LMC Brasil

Deixe uma resposta

dezesseis + 5 =