Leigos Missionários da Consolata participam de seu encontro anual de formação

Carlos Roberto Marques

Nos dias 14 e 15 de setembro, sábado e domingo, realizou-se em São Paulo, no Recanto Consolata, mais um Encontro de Formação dos Leigos Missionários da Consolata. Participaram representantes das comunidades do Rio de Janeiro, Jandira, São Miguel Paulista, Jardim São Bento e São Paulo.

Bastante representativa foi a comunidade do Rio de Janeiro, que num grande esforço deslocou-se para a capital paulista em número considerável. E foi ela quem abriu esse agradável e frutífero final semana, com uma oração inicial, dentro do Ano da Fé, com seus membros ainda impregnados do espírito da Jornada Mundial da Juventude - JMJ, da qual muitos participaram, alguns como voluntários.

Em razão mesmo do Ano da Fé, o foco do Encontro foi refletir sobre o conteúdo da encíclica Lumen Fidei, do Papa Francisco. Pe. Joaquim Gonçalves, imc, diretor da revista Missões, ocupou-se de fazer uma síntese da encíclica, antecedida por uma exposição acerca do Concílio Vaticano II e seus objetivos, que, segundo ele, traçou trilhas para a Igreja e foi o mais rico em gerar documentos em toda a história da Igreja. Depois, os participantes foram convidados para, em grupos, discutirem sobre alguns pontos do Concílio, sobre a transmissão da fé e dos desafios que hoje se impõem aos fiéis, em particular o ateísmo e o indiferentismo.

Para discorrer sobre a fé, foi convidado Pe. Sérgio Bradanini, do Pime - Pontifício Instituto das Missões Exteriores. Partiu do significado da fé, como um dom, como uma "postura que se mantém diante dos outros, de Deus, e da natureza", passando pelo que alimenta ou desestimula a fé, chegando ao seu principal fundamento que é o servir, a fé com comunhão e com obras.

O domingo começou com a Santa Missa, presidida por Pe. Joaquim. No Evangelho, além de esclarecer o significado de alguns elementos, como a túnica e o anel dados ao filho pródigo, o Padre destacou, como ponto comum em todas as parábolas do texto, a manifestação da alegria.

No Encontro, foi dada notícia de que 2014 foi proclamado Ano do Bem-aventurado José Allamano, que se inicia no dia 7 de outubro de 2013 e vai até 7 de outubro de 2014, lembrando que nessa data comemora-se a beatificação do Fundador. Também mereceu destaque a ida da LMC Lucilia, da comunidade do Jardim São Bento, para a Venezuela, onde participará do Congresso Americano Missionário e do Encontro Internacional dos Leigos Missionários da Consolata.

O Encontro contou com o apoio das Irmãs Missionárias da Consolata, com a presença assídua da Ir. Maria Angelina e da Ir. Domenica. Nos alegrou a visita da Irmã Cecilia Beltrami, diretora do Colégio Consolata,  e outras irmãs que confraternizaram conosco. Da parte dos padres, o Pe. Joaquim Gonçalves, como assessor, teve atuação marcante em todo o evento. Também o Pe. Mário de Carli veio trazer seu apoio. O encerramento foi com um almoço, em ambiente de plena fraternidade e muita alegria.

Fonte: Carlos Roberto Marques / Revista Missões

Deixe uma resposta

1 × 4 =