Jubileu de Brilhante da Paróquia São João Batista - Jaguarari, Bahia

Aquiléo Fiorentini

Dentro das celebrações do Jubileu dos 80 anos da diocese de Bonfim, a Paróquia São João Batista, de Jaguarari também celebra o seu Jubileu: o dos 75 anos de sua criação (2 de fevereiro de 1938) e de sua instalação (24 de junho de 1938).

Para os festejos, e para a renovação da vida dos fiéis, foi designado o tema: Paróquia de São João Batista: 75 anos de graças, pecados e desafios; e também o lema: A Paróquia de São João Batista, anunciando e testemunhando a fé, renova em seu jubileu a fidelidade ao Deus que chama, salva e envia.

Entre as várias iniciativas, destacou-se aquela de realizar uma Missão em toda a paróquia, contando, sobretudo, com as forças missionárias locais (padres Mário Silva, Tamrat Markos e Aquiléo Fiorentini), coadjuvados por missionários da Consolata, provenientes das comunidades de Salvador (padre Jacques Kwangala), de São Paulo (padre Mauro Cintra) e de Feira de Santana (diácono Philip Mjuma). A missão consistiu em levar a imagem do Padroeiro São João Batista aos oito núcleos que compõem a paróquia. Durante os sete dias em que a imagem permanecia no núcleo, a equipe de evangelização formada por sacerdotes, diáconos e lideranças da sede, dos núcleos e das comunidades, visitavam as famílias, anunciando a Palavra, abençoando casas e pessoas, dando uma atenção especial aos doentes. Encerrava-se a jornada de evangelização com a celebração da Eucaristia, na capela da comunidade.

A preparação à Festa solene do dia 24 foi feita através de um novenário, enriquecido com a pregação de missionários da Consolata e de sacerdotes de várias paróquias da diocese, que aceitaram partilhar a Palavra e a Eucaristia conosco.

Em cada noite, durante a novena, seguindo a linha do tempo, se apresentava os fatos marcantes que aconteceram na paróquia e na diocese, no período de dez anos, que se buscava nos Livros Tombo da paróquia. Neste contexto, a comunidade paroquial homenageou os missionários e as missionárias da Consolata pelo tempo significativo que estão ou estiveram entre eles evangelizando: 28 anos e 25 anos, respectivamente. Como um sinal de carinho e gratidão, a comunidade paroquial também encomendou um banner gigantesco de 3x8 metros, contendo as figuras da Consolata com o menino Jesus e o Bem-aventurado José Allamano numa composição típica da região nordestina e o colaram no fundo da igreja.

A celebração da solenidade do grande precursor de Jesus, precedida por uma grande procissão pelas ruas de Jaguarari, foi presidida pelo bispo diocesano de Bonfim, dom Francisco Canindé Palhano, que convidou todos os presentes a terem os olhos fixos em Cristo, autor e consumador da fé, que nos foi indicado por João Batista. Convidou também, citando o papa Francisco, a seguir Jesus Cristo, vivendo em prontidão e na fidelidade a quanto Ele nos diz.

A celebração do Jubileu continuará com mais iniciativas, como a realização de um documentário em vídeo e uma exposição fotográfica, até o dia 29 de agosto, quando celebraremos o martírio de São João Batista.

Fonte: Aquiléo Fiorentini / Revista Missões

Deixe uma resposta

dois × quatro =