Leigos Missionários da Consolata reúnem-se em Encontro de Formação

Carlos Roberto Marques

Neste final de semana, 9 e 10 de março, no Recanto Consolata, em São Paulo, Leigos Missionários da Consolata realizaram seu Encontro Anual de Formação. Estiveram presentes representantes das comunidades Rio de Janeiro, Jandira, São Miguel Paulista, Jardim São Bento e São Paulo. A acolhida, no sábado pela manhã, foi feita pela Irmã Domênica Marchiaro, como assessora dos LMC, representando também as Irmãs Missionárias da Consolata, responsáveis pelo Recanto. Presente também o Padre Joaquim F. Gonçalves, diretor da revista Missões, igualmente assessor dos LMC. Pela coordenação do evento, a LMC Fátima Bazeggio iniciou os trabalhos dando as boas-vindas aos participantes, em especial aos novos membros trazidos pelas comunidades de Jandira e Rio de Janeiro. Fátima aproveitou o momento para que fosse prestada homenagem às mulheres, em razão do Dia Internacional da Mulher, aplaudidas pelos homens participantes do encontro. O objetivo principal do encontro, segundo Fátima, seria: "aprofundarmo-nos no conhecimento do carisma allamaniano, para levarmos para nossas casas, para nossas comunidades, força, alegria, e o espírito de família, como queria o Fundador".

O tema do encontro foi a Pedagogia Allamaniana, apresentado pela Irmã Melânia Lessa, MC, experiente educadora, estudiosa e, confessadamente, apaixonada pela pedagogia e pela metodologia do Padre José Allamano, fundador dos Institutos dos Missionários e das Missionárias da Consolata. Para Irmã Melânia, ir ao encontro de Allamano, a quem chamou de sábio, exigiria: disponibilidade; espírito de partilha; de acolhida à pessoa; de escuta, no sentido de "hospedar" a pessoa dentro de si; saber e estar disposto a partilhar, seja o poder, seja a responsabilidade; conhecer limites e possibilidades e, finalmente, assumir a missão: "nunc coepi" - começar agora. "Allamano era um homem de sonhos, e, desde o início, nunca fez sozinho. O 'com' era o timbre de Allamano" - afirmou Irmã Melânia. "Ternura, gentileza, bondade, eram características que auriu de Nossa Senhora".

O Encontro contou com o apoio de Padres e de Irmãs da Consolata, sendo prestigiado pelo comparecimento da Irmã Anair Voltolini, Superiora Regional, e do Padre. Luiz Carlos Emer, Superior Regional, que presidiu a Eucaristia na manhã do domingo, dia 10, concelebrada pelo Padre Mauro Cintra. Após a celebração, Irmã Melânia falou sobre a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, e da Semana Missionária da Consolata, que acontecerá em São Paulo, antecedendo a Jornada, e para a qual os Leigos Missionários da Consolata terão oportunidade de prestar sua colaboração, em trabalho conjunto com os organizadores do evento. Em seguida, o grupo refletiu a caminhada conjunta e os novos desafios da missão do LMC no Brasil.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

cinco × 3 =