Pastoral do Serviço e Caridade participa do Observatório Cidadão de Piracicaba

Reinaldo Oliveira

Em solenidade realizada no dia 5 de dezembro, na sede da OAB em Piracicaba, entidades da sociedade civil apresentaram ao público o Observatório Cidadão, um instrumento que vai contribuir e incentivar o cidadão no acompanhamento das políticas públicas do município, e vem somar esforços para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e democrática.

A Pastoral do Serviço da Caridade - PASCA é uma das entidades que fazem parte do Observatório. Em seu momento de fala ao público presente, o presidente da PASCA e coordenador diocesano do Conselho Nacional do Laicato do Brasil - Regional Sul1, da Diocese de Piracicaba, Antônio Osvaldo Storel, assim se manifestou: "sou o representante da PASCA neste projeto. A PASCA é uma entidade com fins filantrópicos da Igreja Católica, criada em 1988 pela diocese de Piracicaba que engloba 15 municípios e que tem como objetivo dar cobertura jurídica e articular os trabalhos sociais desenvolvidos pela diocese. Ela representa, a nível diocesano, a Cáritas Brasileira, instituição ligada à CNBB e de âmbito internacional. Ela participa deste projeto, porque nós da Igreja Católica temos consciência de que a prática da caridade evangélica se dá em três dimensões: a assistencial, a da promoção humana e a libertadora. Esta última nada mais é do que a dimensão sócio-transformadora das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, definidas pela CNBB".

Storel afirmou ainda que "o Observatório será um instrumento valiosíssimo para que a Igreja de Piracicaba, com suas 28 comunidades paroquiais, possa ajudar seus fiéis a se emanciparem na consciência da cidadania e do controle social, para alcançar a tão almejada transformação política. O projeto Observatório não é pronto. Ele deve continuar a ser construído ao longo do tempo, com sua utilização tornando-se cotidiana. Vamos precisar de um bom tempo para motivar as pessoas e capacitá-las para o eficaz uso deste instrumento. Portanto, esta cerimônia de lançamento é apenas o início de uma longa caminhada que marcará um diferencial importante na história da cidadania e da democracia de Piracicaba".

Da diocese de Jundiaí estiveram presentes o coordenador diocesano da Pastoral Fé e Política - Claudio Nascimento e Reinaldo Oliveira - da Comissão de Comunicação do CNLB-Sul1, e também do Informativo Comunicação Popular. Mais informações sobre o Observatório no site www.observatoriopiracicaba.org.br

Fonte: Reinaldo Oliveira / Revista Missões

Deixe uma resposta

treze + oito =