Tenda dos Mártires completa três anos

?der Massakasu Aono *

Para celebrar os três anos da Tenda dos Mártires e da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho que aconteceu em Aparecida - SP, no ano de 2007, a Pastoral Operária e as CEBs levantaram no mesmo local uma Nova Tenda. O objetivo foi fazer memória de tudo que aconteceu nesses últimos anos e também celebrar o martírio dos muitos irmãos e irmãs que derramaram seu sangue para que a Vida seja realmente plena neste Continente da Esperança.

Foram três dias de celebração, um tríduo dos dias 19 a 21 de maio, Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e Cristãs. Foi como da outra vez, uma tenda aberta dia e noite, para acolher a Igreja dos Pobres, aberta para acolher os pobres que não tem espaço nos grandes centros, aberta para celebrar o Verbo que veio morar conosco.

Nas laterais os painéis do Centenário do Nascimento de Dom Helder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, falecido em agosto de 1999. Pastor, sensível às dores e sofrimentos de seu povo, a nos dizer que o lugar da Igreja é com os mais pobres, pois essa também foi a opção do Servo Jesus. Encontra-se também o Painel de Dom Oscar Romero, arcebispo de San Salvador, cruelmente assinado em 24 de março de 1980, lembrando os 30 anos do martírio do Pastor desta Ameríndia.

Ao nascer do sol fizemos memória do Sol Nascente que nos veio visitar, salmodiando com o Ofício Divino das Comunidades entregamos o novo dia ao Ressuscitado. No correr das horas realizamos visitas às famílias e aos doentes da comunidade. À tarde, nas contas do terço, celebramos a Mãe e Companheira Maria, Senhora Aparecida, Senhora de Guadalupe. Ao ocaso do dia, como os discípulos de Emaús, em torno da Mesa ouvimos a Palavra e partimos o Pão, repetindo o mandato: "Fazei isso em memória de mim". Tivemos a grande alegria de receber os padres Miguel e Luiz, Beozzo, João e Frei Alamiro que presidiram a Eucaristia nos três dias.

Foram dias de esperança, dias para refazer as forças para continuar nas bases o trabalho. Encaminhamos uma carta pedindo o Fim da Taxa de Assinatura do Telefone e outra pedindo ao Presidente Lula que sancione a Lei Ficha Limpa.

No solo da periferia de Aparecida, terras banhadas pelo Rio Paraíba, na Casa da Mãe Negra de Aparecida, terra do Grito dos Excluídos e das muitas Romarias a Tenda dos Mártires encontrou espaço para crescer e florescer.

Fazendo Memória muitos homens e mulheres que "Alvejaram suas vestes no Sangue do Cordeiro" celebramos esses dias. Continuamos no Seguimento do Caminho, pois assim disse o Ressuscitado: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida".

* Éder Massakasu Aono, da Coordenação dos Mártires da Caminhada e editor do boletim CEBs Acontecendo.

Fonte: Tenda dos Mártires

Deixe uma resposta

doze − três =