Retiros animam comunidades durante carnaval no Rio de Janeiro

Dois retiros realizados em Engenheiro Pedreira, Rio de Janeiro, animam comunidades da Paróquia Senhor do Bonfim.

Por Jacques Kwangala Mboma

Às vezes muitas pessoas me perguntam: o que é retiro de carnaval? É normal associar o conceito de carnaval com as coisas espirituais? A resposta não é tão simples, mas o que eu sei é que a Igreja aproveita esse espaço de carnaval para  reflexão, descanso, meditação e renovação pessoal. Geralmente, para isso, motiva a que nos afastemos da rotina diária e das distrações do mundo para nos concentrarmos em questões espirituais, emocionais ou pessoais.

Neste tempo, aproveitei para participar dos dois retiros de carnaval realizados em Engenheiro Pedreira, Paróquia Senhor do Bonfim, Rio de Janeiro, onde os missionários da Consolata trabalham.

retiropadrejacquesDuas comunidades realizaram retiros: Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Aparecida. Na comunidade Sagrado Coração de Jesus houve diferentes formas e objetivos de expressar a fé, entre outros as palestras dos dois diáconos permanentes: Anselmo e Adão. Os dois trouxeram suas contribuições em relação à Palavra de Deus que é o motor da nossa transformação. Adão trouxe elementos como honestidade e o perdão como fonte da nossa espiritualidade no mundo.

Na comunidade Nossa Senhora Aparecida, o palestrante apresentou o tema da Campanha da Fraternidade 2024: amizade social. Segundo ele, a verdadeira amizade deve ser incondicional, sem medida e nem recíproca. A amizade social fortalece os laços afetivos e cria vínculos entre os membros do mesmo grupo.

Os dois retiros foram encerrados com uma celebração eucarística. Na comunidade Nossa Senhora Aparecida, o celebrante foi o padre Jacques, que concelebrou na comunidade do Sagrado Coração de Jesus, com o padre Urbanus, ambos missionários da Consolata.

Vale destacar a participação de muitos jovens nos retiros e o testemunho da irmã Vanessa, membro da congregação Filhas da Caridade. Houve também a participação do Ministério de música, um grupo que veio da Paróquia Santa Cruz da diocese de Duque de Caxias. Estes retiros contribuíram como espaço para animar as vocações missionárias na Igreja.

Jacques Kwangala Mboma é missionário da Consolata e responsável pela animação missionária e vocacional da congregação.

Deixe uma resposta

4 × 1 =