Missionários da Consolata da América reúnem-se em Assembleia Continental para Planejar o Futuro Missionário do Continente

Por Redação

Missionários, missionárias e leigos da Consolata da América estão participando, de 21 a 24 de novembro de 2023, da Assembleia Pós-Capitular do Continente América. O evento, sediado na Casa Regional dos Missionários da Consolata em São Paulo, Brasil, visa delinear estratégias para os próximos anos e fortalecer a abordagem sinodal.

Sob o tema "Effathá: A missão na mente, na boca e no coração", a assembleia reúne representantes de cinco circunscrições: Argentina, Brasil, Canadá-Estados Unidos-México, Colômbia-Equador-Peru e Venezuela. Além dos líderes regionais, participam o superior geral, Pe. James Lengarim, o vice-superior geral Michelangelo Piovano e os conselheiros gerais Odhiambo Mathews Owuor, Juan Pablo De los Ríos Ramírez e Erasto Colnel Mgalama, juntamente com as irmãs missionárias da Consolata Gabriela Bono e Maria da Graça, superiora e administradora da Região América, e o leigo missionário Márcio Moreira.

O foco principal é criar um plano para o sexênio (2023-2029) alinhado com as decisões do XIV Capítulo Geral, incluindo a avaliação dos Projetos Missionários Continentais e a elaboração do cronograma para o futuro.

O Projeto Missionário Continental, aprovado no XIII Capítulo Geral, destaca áreas prioritárias como Amazônia, Jovens, Povos Indígenas, Pastoral Afro, Pastoral Urbana, Periferias Existenciais, Migrantes e Refugiados, além de serviços de Formação, Animação Missionária, Economia para a Missão e Educação.

Valores transversais, como Justiça e Paz, Cuidado da Criação, Diálogo Inter-religioso e Pedagogia do Cuidado, visam fortalecer parcerias com Irmãs e Leigos Missionários da Consolata.

O Instituto Missões Consolata (IMC), com presença de 86 anos no continente e atuação em cinco circunscrições, mantém 239 missionários em 63 comunidades locais.

A Assembleia Pós-Capitular do Continente América continua até 24 de novembro, congregando líderes para estruturar o futuro missionário da Consolata na América.

Leia mais em Consolata Brasil

Deixe uma resposta

12 − 12 =