Campanha A Vida por um Fio realiza oficina sobre os desafios para a proteção de defensores de direitos humanos

Cerca de vinte pessoas participaram, nesta sexta-feira (16), da Oficina Campanha A Vida por um Fio: Autoproteção de Lideranças e Territórios Ameaçados – Desafios para a Proteção de Defensores de Direitos Humanos no Brasil durante o último dia do 3º Fórum Internacional da Amazônia – 3º FIA. A atividade reuniu estudantes, professores e representantes de organizações e movimentos sociais e refletiu sobre os mecanismos não violentos, estratégias individuais e comunitárias de autoproteção e as políticas públicas de proteção no Brasil.  

As reflexões ficaram por conta do secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Daniel Seidel, a pesquisadora e assessora jurídica da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Euzamara de Carvalho, o assessor jurídico da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Saulo Lúcio Dantas e a articuladora da REPAM-Brasil, Dorismeire Vasconcelos.   

Participaram também representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD).  

Durante a oficina, Daniel Seidel conduziu uma dinâmica para que os participantes pudessem identificar quando um defensor e/ou defensora está em uma situação de ameaça de morte.  

Ao falar sobre a Campanha A Vida por um Fio, Dorismeire Vasconcelos destacou a atuação da campanha, que em três anos já mapeou situações de violações de direitos denunciadas, sistematizadas e processadas criminalmente, assim como encaminhadas as autoridades para fins de sensibilização e informação pública.  

Na ocasião, os participantes refletiram sobre casos de violência e as questões estruturais contra defensores e defensoras de direitos humanos, aumento de conflitos fundiários e violência no campo no Brasil.  

A Campanha 

A Campanha de Autoproteção de Comunidades e Lideranças Ameaçadas – A Vida por um Fio é uma das respostas ao Sínodo da Amazônia, realizado em 2019, no Vaticano. A campanha foi construída a partir da parceria entre diversas organizações da sociedade civil que lutam por Direitos Humanos e as Pastorais e organismos da Igreja Católica.

Fonte: REPAM
TagsREPAM

Deixe uma resposta

dois × 4 =