Encontro estadual das CEBs do estado de São Paulo

As comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Sul 1 da CNBB promoveram encontro estadual em Pirassununga, SP.

Por Reinaldo Oliveira

A cidade de Pirassununga, SP, distante pouco mais de 200 km da capital do estado de São Paulo, sediou nos dias 22 e 23 de abril, um Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que teve a participação de agentes das dioceses do Regional Sul 1, território do Estado de São Paulo.

mISSA DAS cebS EM pIRAA Paróquia São Francisco de Assis acolheu os participantes e através do pároco, padre Antônio de Pádua Dias, e uma grande equipe de trabalho garantiu toda a logística como alimentação, transporte/deslocamentos, bem como as famílias da cidade alojaram os participantes em suas casas.

A cidade que tem em seu território o maior campus da Universidade de São Paulo, o 13º Regimento da Cavalaria Mecanizada, a Academia da Força Aérea, que sedia o Esquadrão de Demonstrações Aéreas, bem como a Fazenda da Aeronáutica, foi local por estes dois dias, para a articulação/reflexão das CEBs paulistas, que se preparam para o Encontro Nacional que será realizado de 18 a 22 de julho, em Rondonópolis/MT.

Diante da conjuntura social e política, que apresenta muitas e sérias dificuldades, foi definido para os trabalhos o tema “CEBs – Igreja em saída a serviço da vida plena para todos e todas”, e o lema “Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is 65,17), e para falar/assessorar o debate estiveram presentes o padre e teólogo Antônio Manzato e a historiadora e teóloga Maria Cecília Donesqui.

Após a apresentação do tema, pelos assessores, os participantes se dividiram em grupos para a ressonância da questão, bem como outros olhares temáticos como para a agroecologia, a educação, a saúde, a fome, o desemprego etc. Além da participação dos leigos e leigas, importante destacar a participação de padres, seminarista, religiosos, religiosas, bem como o bispo referencial para as CEBs, Dom José Benedito Cardoso, que presidiu a solene celebração eucarística, no domingo, dia 23.

De caráter eletivo o Encontro Estadual também serviu para a oficialização da troca da coordenação, há um ano já havia este entendimento e, o então coordenador, Alex Pontes Tadeu, passou a coordenação para Alex Rossi. As CEBs do Estado de São Paulo, participarão no Encontro Nacional, no mês de julho em Rondonópolis, com 80 delegados/as. É isso!

Reinaldo Oliveira é assessor de comunicação do Regional Sul 1.
TagsCEBs

Deixe uma resposta

quatro × cinco =