Após encontro, CEBs do Maranhão divulga mensagem

Com o objetivo de debater, vivenciar, celebrar, partilhar e traçar caminhos para as CEBs do Regional Nordeste 5 – Maranhão, foi realizado de 1º a 03 de dezembro, o Encontro Pós 15º Intereclesial de CEBs, na Diocese de Caxias. Deste encontro, que contou com a presença de mais de 100 delegados, foi elaborada uma mensagem direciona a toda a Igreja no Maranhão.

Através desta carta a CEBs quer expressar a toda a Igreja do Maranhão seu total compromisso com o Espírito libertador de Deus que ama a todos/as, mas que protege em especial aqueles/as que vivem nas periferias geográficas e existenciais da vida.

Confira a mensagem na íntegra a seguir:

MENSAGEM DAS CEBs DO MARANHÃO

“Vejam eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is. 16,17ss)

Nossos corações estão aquecidos de esperança, do verbo esperançar, pela vida das Comunidades Eclesiais de Base.

Com mais de 100 delegados/as das dioceses e membros de Pastorais Sociais/REPAM, participamos do ENCONTRÃO PÓS-15º INTERECLESIAL DAS COMUNIDADES ECLESIAIS (CEBs) DO MARANHÃO nos dias 01 a 03 de dezembro de 2023 em Caxias do Maranhão. Deixamos nossas saudações a todas às CEBs do Maranhão com esta nossa MENSAGEM.

O tema do 15º Intereclesial e do nosso Encontrão no Regional era “CEBs, IGREJA EM SAÍDA NA BUSCA DA VIDA PLENA PARA TODAS E TODOS”. Refletimos que a Igreja em Saída, tão solicitada pelo Papa Francisco, é aquela que vai ao encontro das pessoas que necessitam da sua presença confortante e solidária. As comunidades se reúnem e celebram, são sujeitos da missão eclesial, despertam os mesmos sentimentos de Jesus, lutam pelo bem viver, caminham com o povo saindo de seus comodismos. É uma Igreja que luta pela justiça dos pobres, tem compromisso com os sofrem, são explorados e perseguidos, e fiéis aos ensinamentos do Evangelho, promovem a comunhão e a sinodalidade. Vão sempre em busca de vida em abundancia, como também, criando e fortalecendo as Comunidades(Mc. 1,21-31). A ação das CEBs está sempre iluminada por Isaías 65,17-25 que diz: “Eu vou criar um novo céu e uma nova terra”.

Trabalhamos usando o método VER-ILUMINAR-AGIR e CELEBRAR e com uma rica troca de experiências, saberes e vivências em cinco oficinas: CEBs e Sinodalidade, CEBs e Políticas Públicas, CEBs e mulher, CEBs e Juventudes, CEBs e Ecologia Integral. O objetivo do nosso encontro era debater, vivenciar, celebrar, partilhar e traçar caminhos para as CEBs do Regional Nordeste 5 – Maranhão.

A Igreja do Maranhão prioriza as Comunidades Eclesiais de Base desde seus primórdios. Entende que não há outra forma de seguir Jesus Cristo que não seja caminhar juntas/os: caminhar de forma solidária, de mãos dadas com as lutas do povo sofrido deste Estado carente de tudo.

As CEBs do Maranhão pretendem dar vida a um jeito renovado da Igreja ser. É uma Igreja que faz a opção preferencial pelos pobres requerida pelos bispos da América Latina em Puebla (1979), com uma atenção especial para os quilombolas, indígenas, ribeirinhos, povos originários, pescadores, mulheres e por todos/as aqueles/as que são postos à margem da sociedade.

Neste sentido, as CEBs vêm corroborar com o chamado do Papa Francisco para uma Igreja sempre em saída. Vamos ao encontro de todos/as aqueles/as que estão sendo agredidos/as por grandes projetos e que destroem, muitas vezes com a conivência do Estado, o modo de vida simples, digna e honesta nos seus territórios secularmente ocupados.

As CEBs do Maranhão assumem e afirmam o compromisso com Jesus de Nazaré que está no meio dos pobres, está com os pobres e atua através dos pobres. Assim como Jesus de Nazaré doamos a vida para que o rosto desfigurado do povo sofrido seja acolhido e protegido pela Igreja, fiel depositaria do amor de Deus pela humanidade. O Documento do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, celebrando os 50 anos do Encontro de Santarém, afirma a necessidade do fortalecimento das Comunidades Eclesiais de Base.

Através desta carta queremos expressar a toda a Igreja do Maranhão nosso total compromisso com o Espírito libertador de Deus que ama a todos/as, mas que protege em especial aqueles/as que vivem nas periferias geográficas e existenciais da vida. Acreditamos sempre e sempre: CEBs, Igreja em saída na busca da vida plena para todas e todos.

Um abraço CEBIANOA neste tempo do Advento, “tempo de espera, tempo de vigilância, tempo de redescobrir a novidade escondida, tempo de preparar…, tempo de procura, tempo de rezarmos, tempo de esperançar…”

Caxias do Maranhão, 01 a 03 de dezembro de 2023.

CEBs DO MARANHÃO – REGIONAL NORDESTE 5

Para baixar a mensagem, clique aqui.

Fonte: REPAM

Deixe uma resposta

dezesseis − 11 =