Sinodalidade da Amazônia: um desejo sempre incompleto de continuar a tecer vida

Mauricio López apresenta o seu livro “Discernindo a voz de Deus neste kairos eclesial: chaves desde a territorialidade amazônica”.

Por Luis Miguel Modino

Mauricio López define o seu livro “Discernindo a voz de Deus neste kairos eclesial Kairos: Chaves sinodais desde a territorialidade amazônica” (tradução livre do título: “Discernir la voz de Dios en este kairós eclesial: Claves sinodales desde la territorialidad amazónica”), apresentado a 17 de março na sede do Celam em Bogotá, como “uma soma de reflexões encarnadas que procuram fazer algum sentido (alguns consideram-nas dignas de serem chamadas de livro), nascidas no meio de movimentos internos incontornáveis, com a sensação constante de um fogo incessante que arde no seu interior, e à luz da fragilidade de uma busca permanente”.

Um livro de bordo sobre como viver a sinodalidade a partir da territorialidade Amazónica

Uma obra dividida em três partes, a primeira sobre o discernimento da vida e do sentimento com a Igreja, onde mostra a sua mudança de vida “a partir da experiência vivida neste Sínodo da Amazônia nos quase 10 anos de caminhada com a Igreja, comunidades e povos diversos neste território”; a segunda analisa a territorialidade como expressão de unidade na diversidade do Reino de Cristo, vendo o território como “um espaço de interação simbólica e material, um eixo de relações de inter-conhecimento e inter-reconhecimento”; e a terceira mostra que “a sinodalidade não é um conceito desencarnado”, mas sim “o itinerário de pessoas e comunidades concretas, o caminhar em juntos, sinodalmente, é uma experiência que se vai tecendo gradualmente”.

Um livro que segundo Dom Miguel Cabrejos “guarda as experiências de Maurício partilhadas com tantos irmãos e irmãs numa caminhada eclesial”, vendo-a como “um livro de bordo sobre como viver a sinodalidade a partir da territorialidade amazónica”.

O presidente do Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam), destacou a grande capacidade de trabalho de Mauricio, insistindo que o livro “exprime elementos que ajudam a aprofundar o caminho de renovação e reestruturação do Celam e o espírito sinodal em que tem sido conduzido”, uma obra que “nos leva ao coração da Amazônia através das águas sinodais”, um território que “propôs novos caminhos para a Igreja universal”, reunindo o clamor da Terra e dos pobres.

Mauricio esteve lá “vestindo a camisa”, remando, estando presente no nascimento da REPAM, da CEAMA e do Sínodo para a Amazónia. Uma obra que é uma contribuição que nos encoraja a continuar a avançar para a conversão integral para a qual todos somos chamados e para a qual o Santo Padre é o maior animador, insistiu Dom Cabrejos.

Discernir a voz de Deus neste Kairós eclesial

A apresentação do livro foi feita em atitude orante pela irmã Liliana Franco, que disse que “caminhar é uma atitude do coração, é uma disposição, uma forma de existir”, afirmando que Mauricio “fez da sua existência um caminhar com outros, inspirada, animada e sustentada pela pessoa e pelo projeto de Jesus”, que no livro nos convida a “discernir essa voz de Deus neste Kairos eclesial”, oferecendo chaves sinodais da territorialidade amazónica.
A presidenta da CLAR salientou que “Mauricio prefere caminhos rurais, caminhos de terra, aqueles que parecem sangrar ao ritmo dos passos, que gosta de caminhos estreitos e batidos, aqueles cobertos por árvores frondosas, aqueles que levam a casas de amigos, caminhos batidos e inéditos”, entre muitos outros caminhos que ela recontou.

Isto em alguém formado na escola de discernimento, que “revela a forma como Deus trabalha na sua própria história e na história daqueles que, a partir da sua experiência de ser e sentir um irmão, estão a fazer o seu próprio caminho”. Num livro marcado pelo discernimento, território e sinodalidade.

Alguém que decidiu caminhar na direção oposta

Mauricio o não-conformista, como a Irmã Dolores Palencia o definiu, como alguém que “decidiu caminhar na direção oposta, ou seja, não se ajustar, não se acomodar, não aceitar as coisas porque era assim que eram feitas ou porque era assim que eram, mas discernir em cada momento onde o Espírito o movia realmente e onde tinha de pôr o melhor de si mesmo para procurar o melhor serviço ao Reino”, o que o levou a fazer escolhas diferentes, “com uma clareza muito grande de onde queria pôr o pé”.

Daí recordou as palavras do livro, no qual se sente unida a Maurício, que dizem: “que possamos viver com essa indignação esperançosa, amando a fragilidade, e acendendo a luz na escuridão, pela causa da vida e da justiça para todos”.

Estas periferias existenciais têm vindo a assumir rostos, momentos, opções, renúncias, na vida de Mauricio, disse a religiosa, que salientou como este contacto com a Amazônia o transformou, porque “a proximidade com os pobres faz de nós outras pessoas”, o que o levou a “uma profundidade muito grande, em que realmente colocou tudo em cima da mesa continuamente numa confiança abandonada”.

A partir daí, recordou uma frase de Mauricio: “Não sei para onde vamos, mas o importante é fazer o caminho”.

Voltar a tantas pessoas que nos tocaram

O autor do livro vê este momento como uma graça, um presente, “um reflexo de um desejo sempre incompleto de continuar a caminhar, de continuar a tecer vida, de ser herdeiros e herdeiras de tantas pessoas, mulheres e homens que, da Igreja, se entregaram às últimas consequências”, insistindo em saber que somos tecelões limitados e pequenos tecelões. Um livro com o qual ele queria “voltar a tantas pessoas que nos tocaram, nos marcaram, nos transformaram, para continuar a fazer caminhos”.

Da espiritualidade inaciana, que marca a vida de Mauricio López, onde “somos convidados a procurar e encontrar a vontade de Deus em tudo, apesar das nossas fragilidades, para tentar amar e servir”, disse ter descoberto o sentido da vida, recordando muitas pessoas que marcaram a sua vida, as que estão aqui e as que já não estão, entre eles, pelo seu papel na Amazónia, o Cardeal Claudio Hummes, de quem recordou como procurou que “os irmãos e irmãs do território amazónico não são apenas um conceito vago, mas que a Igreja terá falhado na sua missão até serem os sujeitos da sua própria história”.


Um livro que “era uma necessidade incontrolável de tentar dar sentido ao que não podia ser acomodado no coração e que era uma tentativa permanente de colocar no coração da vida, no coração dos irmãos e irmãs, e que nunca pretendeu ser chamado de livro”. Daí pediu que “o transbordamento do Espírito nos acompanhe, nos sustente e que possamos ser sempre herdeiros fiéis, herdeiras, para continuar a tecer sinodalidade apesar das fragilidades e na esperança de um Reino que se tece dia após dia, todos os dias”.

Fonte: REPAM

Deixe uma resposta

16 + 7 =