Migrantes, "Livres de escolher se migrar ou permanecer"

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral divulgou o tema do próximo Dia do Migrante e Refugiado, que será celebrado em 24 de setembro.

 

Foi divulgado, nesta terça-feira (21/03), o tema do 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado que será celebrado no domingo, 24 de setembro próximo.

O Santo Padre escolheu como tema para a sua tradicional mensagem "Livres de escolher se migrar ou permanecer", com o intuito de promover uma renovada reflexão sobre um direito ainda não codificado a nível internacional: o direito a não ter que emigrar ou, por outras palavras, o direito a poder permanecer na própria terra.

A natureza forçada de muitos fluxos migratórios atuais impõe uma atenta consideração das causas das migrações contemporâneas. O direito a permanecer é anterior, mais profundo e mais amplo do que o direito a emigrar. Inclui a possibilidade de participar no bem comum, o direito a viver com dignidade e o acesso a um desenvolvimento sustentável, direitos esses que deveriam estar efetivamente garantidos nas nações de proveniência através dum real exercício de corresponsabilidade por parte da comunidade internacional.

Para favorecer uma adequada preparação para a celebração do referido Dia, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral lançará no mundo da comunicação uma campanha destinada a favorecer uma compreensão profunda do tema da mensagem através de subsídios multimídia, material informativo e reflexões teológicas.

Fonte: Vatican News

Deixe uma resposta

13 − 7 =