O Papa está em Moçambique, onde foi recebido em grande festa

Ambiente de expectativa para receber o Sumo Pontífice da melhor forma possível.

Por Carlos Borges

“O ambiente era festivo, de expectativa, para receber da melhor forma o Santo Padre”, disse o padre Rui Ferreira, missionário português da Sociedade Missionária da Boa Nova.

O programa oficial da visita do papa Francisco à Moçambique iniciou hoje (5),  na quarta viagem de Francisco ao continente africano: os encontros no país lusófono começaram com uma visita ao Palácio presidencial da Ponta Vermelha, seguindo-se a primeira das cinco intervenções pontifícias programadas, um discurso a representantes da sociedade civil e do corpo diplomático.

papamoçambique2Da agenda destacou-se também um encontro inter-religioso de jovens, no Pavilhão de Maxaquene, e à tarde, o Papa encontrou-se com membros do clero, de institutos religiosos católicos, animadores e catequistas, na Catedral da Imaculada Conceição.

Antes da viagem conversamos com o chanceler da Arquidiocese da Beira que levou uma delegação de 50 fiéis para se encontrar com o Papa na capital.

“Estamos prontos, preparados, para acolher a mensagem que traz não só para a diocese mas para todo o país, mensagens de paz, esperança e reconciliação; De modo particular para os fiéis da Beira, que foram provados pelo ciclone IDAI no passado mês de março, também servirá para nos reanimar, a reerguer e continuar com a reconstrução”, adiantou o padre Bonifácio Conde.

‘Esperança. Paz. Reconciliação’ são os temas da viagem e o Papa Francisco vai também a Madagáscar e às Maurícias, até ao próximo dia 10.

“Eu julgo que a presença do Papa pode ajudar a consolidar esta paz”, disse o padre Manuel Leal, missionário Salesiano em Moçambique há 18 anos.

Fonte: Agência Ecclesia

Deixe uma resposta

7 + cinco =