CRB promove Congresso das Novas Gerações da Vida Religiosa

Cerca de 400 religiosos participam de Congresso das Novas Gerações da Vida Religiosa em Brasília, durante o carnaval.

Por Joseph Onyango Oiye*

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Nacional reuniu em Brasília, DF, durante o carnaval, entre os dias 6 a 9 de fevereiro, cerca de 400 religiosos e religiosas das novas gerações de várias congregações e institutos de todo o país. Este foi o 3º Congresso das Novas Gerações e teve como tema principal: “Venha para fora” #compartilheaalegria com a finalidade de incentivar a construção da "civilização do amor", no encontro com o outro, na alegria e dinamismo das novas gerações sempre permanecendo com o Ressuscitado.

vidareligiosacongressobrasiliaA frase, “Sonho que se sonha só é um sonho só; sonho que se sonha junto é uma realidade” foi repetida várias vezes por participantes.

Após a cerimônia de abertura, coube ao Irmão Afonso Murad abordar o tema do encontro. O palestrante enfatizou a necessidade de dinamizar a nossa alegria e cultivar o brilho nos nossos olhos. No final do dia, houve uma celebração Eucarística presidida por dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, RS, e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.

Outra assessora da CRB, a Irmã Anette Havenne, no segundo dia de atividades, refletiu com profundidade sobre o tema “venha para fora”, baseado no Evangelho segundo João 11, 43. Na sua fala, a assessora fez um apelo aos jovens religiosos a saírem dos seus “túmulos” pois a vida consagrada é para o serviço de vida. Neste dia, os participantes se reuniram nas várias tendas para refletir sobre vários subtemas relacionados à Vida Religiosa e também para partilhar suas experiências.

Na segunda-feira (8), as atividades começaram na Catedral Metropolitana de Brasília com a missa presidida pelo padre Luís Correia Lima. Em seguida, os jovens religiosos saíram em caminhada pela Esplanada dos Ministérios até a Praça de Três Poderes, motivados pelo tema: “Novas Gerações a caminho”. Pela tarde os trabalhos prosseguiram nas tendas temáticas.

O Congresso terminou na terça-feira de carnaval com uma avaliação, eleição dos coordenadores regionais e uma celebração de envio.

*Joseph Onyango Oiye, imc, é seminarista em Brasília, DF.

Deixe uma resposta

4 × um =