Regional Sul 1 define compromissos para vivência da misericórdia e conversão ecológica

Assembleia das Igrejas particulares debateu propostas a partir do tema 'Misericórdia e Missão'

Por CNBB
Foto: Padre Marcos Vinicius/Pastoral da Comunicação do regional Sul 1

37_Assemb_Sul1_texto

Reunidos entre os dias 16 e 18 de outubro, em Itaici, no município de Indaiatuba (SP), bispos, padres, religiosas e leigos das (arqui) dioceses do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiram prioridades e compromissos na ação evangelizadora a partir do tema “Misericórdia e Missão”, de acordo com as propostas contidas em recentes documentos eclesiais, como a encíclica do papa Francisco “Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum”, a bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019).

Os compromissos assumidos pela assembleia foram apontados a partir dos debates em grupos ocorridos durante o encontro. Foram sugeridas aos cerca de 220 participantes, divididos em 16 equipes, as perguntas: “Como relacionar e integrar “Misericórdia e Missão” em nossa ação evangelizadora e prática pastoral?” e “Como trabalhar a “conversão pastoral” e alimentar uma paixão pelo cuidado de nossa casa comum?”.

Várias ações referentes à conversão pastoral das dioceses foram apresentadas, além de indicações e desafios para a vivência do Ano da Misericórdia, que iniciará no dia 8 de dezembro próximo.

As arquidioceses e dioceses de São Paulo deverão, de acordo com os compromissos assumidos na 37ª assembleia, promover a espiritualidade da misericórdia a partir dos documentos do magistério; celebrar o Ano da Misericórdia como continuidade do caminho da renovação conciliar; evidenciar, na ação evangelizadora, que misericórdia e missão são inseparáveis; testemunhar as verdades da fé; apresentar com mais clareza o rosto da misericórdia na Igreja; redescobrir e reeducar a comunidade na misericórdia; acolher e escutar os pobres que buscam a Igreja.

Quanto à conversão ecológica, as igrejas particulares deverão envolver os órgãos administrativos nas ações de conversão ecológica; denunciar as injustiças humanas e ambientais; valorizar a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, dando atenção ao diálogo ecumênico, uma vez que é preparada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic); valorizar a conversão ecológica como prática do diálogo inter-religioso; na catequese e na pregação, redescobrir a doutrina e teologia da criação; estimular atitudes de respeito ao meio ambiente; aplicar ações práticas no contexto ecológico; promover um estilo de vida de sobriedade e de simplicidade; viver a misericórdia que inclua a natureza;  multiplicar práticas semelhantes a da romaria da terra e da água.

Assembleia

A abertura da assembleia foi realizada com a presença da Presidência do regional Sul 1 da CNBB: o arcebispo de Campinas (SP) e presidente, dom Airton José dos Santos; o bispo de Mogi das Cruzes (SP) e vice-presidente, dom Pedro Luiz Stringhini; e do bispo auxiliar de São Paulo (SP) e secretário-geral, dom Júlio Endi Akamine.

Dom Airton José afirmou que o regional Sul 1 já possui um “caminho realizado” na reflexão sobre a missão permanente, mas vivencia um “novo tempo, principalmente com os incentivos vindos do papa Francisco”.

O bispo emérito de Santo André (SP), dom Nelson Westrupp, conduziu uma conferência a respeito do tema central da assembleia. A exposição foi dividida em três partes: “A missão evangelizadora da Igreja brota do coração misericordioso de Deus”; “A Igreja missionária reveladora da misericórdia divina” e “Apontamentos sobre a Laudato Sí”.

No último tópico, dom Nelson desejou que a encíclica do papa Francisco possa ajudar no aprofundamento das questões apresentadas pelo pontífice, “lutando por um mundo socialmente mais justo e fraterno, e ecologicamente mais sustentável!”.

Com informações do regional Sul 1 da CNBB

Deixe uma resposta

quinze + 18 =