Partamos já!

O mês missionário de outubro nos impulsione a seguir Jesus mais de perto.

Por Geoffrey Boriga *
da Redação

Acampamento da Juventude Missionária, RS. (Foto: Guilherme Cavalli)

"Ide por todo o mundo, anunciai a Boa Nova a toda a criatura”, este é o mandato de Jesus. Os missionários da Consolata querem recordar a todos os batizados sua vocação missionária. Para anunciar Jesus são precisos pés para caminhar, mãos para construir. São precisos homens e mulheres que se entreguem à causa missionária.Você está fazendo sua parte?

Jesus insistentemente nos recorda, “assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio. Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20, 21). A missão da Igreja continua a missão de Cristo com todo o poder que o Pai Lhe deu. Jesus enviou seus discípulos, que levaram o Evangelho a todos os cantos da terra. E a missão continua. Por isso, é com urgência que todos nós, batizados, devemos responder com toda disponibilidade a este apelo missionário. Vamos partir já!

Medo do diferente

Quando temos que partir para longe e viver em situações difíceis, há sempre o medo do diferente. Por outro lado, há uma alegria de perceber o quanto nos enche o coração doar a vida, acolher a novidade como um dom, enriquecer-nos com as outras culturas. Mesmo em situações difíceis, é melhor que ficar acomodado. É importante lembrar que quem vai a uma missão não retorna empobrecido e sim, enriquecido humana e espiritualmente.

O papa Francisco também insiste nessa saída missionária: “fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares e em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo. A alegria é para todo o povo. Ninguém pode ficar excluído” (Evangelii Gaudium, 23). Acolhamos este convite para colaborar na construção do Reino de Deus aqui e agora, para que toda a humanidade experimente a felicidade eterna.

A cada um de nós, resta responder às seguintes perguntas fundamentais: como, quando, com quem e onde participar da ação missionária?

Feliz mês das Missões!

* Geoffrey Boriga, imc, é seminarista queniano em São Paulo, SP.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

doze + 13 =