Dom Roque Paloschi é o novo presidente do CIMI

Agora Dom Roque Paloschi irá presidir a entidade em um momento de enormes violências contra os direitos indígenas em todo o país, principalmente o Povo Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul

Por Boletim CNBB

SAM_5978Pela segunda vez a Diocese de Roraima tem a honra de contar com o Bispo Presidente do Conselho Indigenista Missionário - CIMI, em nível nacional. A primeira vez foi em 1996, com a nomeação de Dom Aparecido José Dias, então presidente do CIMI, para a Diocese de Roraima, em plena efervescência da luta pelos direitos dos povos indígenas no estado. Agora Dom Roque Paloschi irá presidir a entidade em um momento de enormes violências contra os direitos indígenas em todo o país, principalmente o Povo Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul.

SAM_5938Roraima é o estado com maior percentual de população indígena do país (mais de 20% do total de sua população) e conta com a Terra Indígena mais extensa (TI Yanomami com 9.664.980 hectares, nos estados de Amazonas e Roraima) e a Terra Indígena mais populosa (TI Raposa Serra do Sol, com 22.665 habitantes).

A Pastoral Indigenista e o Movimento Indígena de Roraima saúdam com grande alegria a eleição de Dom Roque Paloschi, juntamente com Irmã Emilia Altini, reeleita Vice-Presidente, e Cleber Buzatto, reeleito Secretário Executivo, acontecida durante a 21ª Assembleia Geral do CIMI nos dias 15 a 18 de setembro em Luziânia - Goiás.

Fonte: www.cimi.org.br

Deixe uma resposta

onze − 8 =