“Laudato Si’ convoca a seguir na direção de uma ecologia integral

A Encíclica é uma carta enviada pelo Papa a todos os bispos da Igreja Católica no mundo sobre um determinado assunto que deseja a atenção. A Laudato Si’, Louvado Seja, a primeira produzida integralmente pelo Papa Francisco e que neste mês de maio completa cinco anos de publicação, mostra a preocupação do pontífice com o meio ambiente. O título foi inspirado no “Cântico das Criaturas”, de São Francisco de Assis, conhecido mundialmente pelo amor aos animais e a natureza.

No texto, Francisco faz um diagnóstico dos males do planeta: poluição, mudanças climáticas, desaparecimento da biodiversidade. Na Encíclica, o pontífice pede ainda investimento na formação para uma ecologia integral e reitera que o cuidado começa nos pequenos gestos, como por exemplo, nos atos de não desperdiçar água e alimento. Em vídeo gravado sobre os cinco anos da Carta Encíclica, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ressaltou que o documento é uma profética convocação para que a humanidade siga na direção de uma “ecologia integral”.

“Isso significa compreender a interdependência existente entre todos os seres vivos do planeta, é dever cristão buscar novos hábitos e modelos econômicos capazes de conciliar o consumo e o progresso com a preservação dos recursos naturais. A preservação da vida exige que todos sigam juntos na busca pela ecologia integral”, afirmou dom Walmor.

Deixe uma resposta

1 × cinco =