4ª edição da Exposição Missionária na Catedral da Sé, São Paulo

Mário de Carli

No mês de outubro muitas de nossas igrejas revestem-se com olhar mais amplo sobre o mundo a ser evangelizado. Cada cristão e, sobretudo cada jovem, desde a pia batismal, é chamado a renovar seu ardor missionário: anunciar a Boa Nova do Reino de Deus a todas as pessoas. Não é um ato isolado, mas eclesial. Por isso, muitas são as iniciativas que vão sendo realizadas com pequenos gestos que dinamizam a vida de nossas comunidades e as põem em marcha, abrindo portas e janelas à missão. Neste mês missionário, o rosto jovem se apresenta na participação e responsabilidade de nossa juventude, que é e que quer ser cada vez mais missionária.

Assim, entre os dias 1 e 27 de outubro tem lugar na Catedral da Sé, da arquidiocese de São Paulo, mais uma edição da Exposição Missionária, este ano com o tema "Juventude em Missão" e lema: "a missão é jovem. Eis-me aqui, envia-me!" A ideia desta Exposição surgiu quatro anos atrás, num dos encontros que o cardeal dom Odilo Pedro Scherer teve com os missionários/as das Congregações Missionárias que trabalham na capital de São Paulo. Desafiou-as a revelarem-se a si mesmas, oferecendo sua especificidade na dimensão missionária. Neste ano de 2013, a Exposição Missionária que já vai para o 4º ano, tem como tema: "Juventude em Missão". O rosto juvenil e o apelo disponível à missão: "Eis-me aqui, envia-me!" são evidenciados nos banners de cada continente. O banner que abre a exposição mostra que a missão da Igreja sempre teve rostos jovens. Um deles é de Santa Teresinha do Menino Jesus, que viveu na clausura, mas seu coração atingiu o mundo; o outro é de São Francisco Xavier, que desafiou seus colegas na Universidade de Coimbra para ir à Ásia.

Há uma viagem pelos continentes: a Igreja da América Latina apresenta duas jovens: a Bem-aventurada Laura Vicuña, do Chile, desejava uma vida mais digna para sua mãe. A Bem-aventurada Albertina Berkenbrock, de Santa Catarina, foi martirizada por defender sua integridade física e dignidade de filha de Deus. Assim, os demais continentes apresentam o rosto juvenil de quem deu sua vida ao anúncio do Evangelho: da África apresentam a Bem-aventurada Anuarite Mengapeta com seu lema: "servir e fazer felizes" e Isidoro Bakanja, devoto do escapulário, rezava e cantava à Nossa Senhora enquanto trabalhava no campo; da Europa: a Bem-aventurada Chiara Luce Badano, que desde cedo foi agraciada por uma forte experiência de Deus; o Bem-aventurado Pier Giorgio Frassati que teve grande amor à Igreja e aos pobres; da Oceania: Peter To Rot, como modelo de fidelidade ao Evangelho e Mary Helen, que desde jovem dedicou-se à educação dos jovens; da Ásia: Kim Soon-dok dedicou-se ao diálogo inter-religioso e por fim, Santo André Kim e seus companheiros mártires da evangelização.

Ao fundo da exposição, já na parede, estão os banners das Congregações Missionárias que apresentam algumas de suas atividades. Nas mesas aparecem os convites e apelos vocacionais aos jovens. Livros, revistas e panfletos fazem parte do "cardápio missionário" para conhecer melhor as Congregações Missionárias. A Exposição sempre fica como um apelo e um desafio para que cada cristão e cada jovem revitalize e aprofunde a sua opção missionária.

A mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, que também aparece na Exposição, aliás, um quadro bem visível na frente de todos os banners, nos diz que "o anúncio do Evangelho é um dever que brota do próprio ser discípulo de Cristo e um compromisso constante que anima toda a vida da Igreja. A missionariedade não é uma questão apenas de territórios geográficos, mas de povos, culturas e indivíduos, precisamente porque os "confins" da fé não atravessam apenas lugares e tradições humanas, mas o coração de cada homem e mulher".

A Exposição Missionária vai estar aberta durante todo o mês de outubro, das 8h00 às 17h00. Sempre estará um missionário ou uma missionária para acolher todos os que se aproximam para conhecer melhor esta atividade. Você que é jovem, catequista, animador da liturgia ou de grupos de jovens, não deixe de ir à Catedral da Sé para conhecer a Exposição Missionária deste ano. Sentir que o Espírito de Deus te interpela e te desafia à missão, será um forte imperativo de renovação espiritual e missionária na tua vida.

Fonte: Mário de Carli / Revista Missões

Deixe uma resposta

quatro + quinze =