Encontro Regional sobre Juventude, Ecologia e Saúde da diocese de Jundiaí será na cidade de Pirapora do Bom Jesus

Reinaldo Oliveira

No dia 17 de dezembro acontece, das 9h às 17h, um Encontro Regional de Juventude, Ecologia e Saúde na cidade de Pirapora do Bom Jesus. Será uma jornada de reflexão para a Pastoral da Ecologia, que teve a primeira reunião na diocese de Jundiaí com os ambientalistas e entidades voltadas para a defesa do meio ambiente no dia 22 de junho. Após esta reunião, outras aconteceram nas cidades de Cabreuva, Jundiaí, Campo Limpo Paulista e Louveira, chegando ao momento atual e que serve como conclusão das ações desenvolvidas pela Pastoral em 2011. Tem o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, prefeitura municipal de Pirapora do Bom Jesus, da diretoria de Meio Ambiente de Cajamar, Santuário Diocesano, ONG Novas Trilhas, CNBB Sul 1, Campanha da Fraternidade e Diocese de Jundiaí.

Aberto a participação de todos, de modo especial participam jovens de Cajamar, Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cabreuva, Salto e Itu, cidades que sofrem impactos com a poluição do rio Tietê. Igualmente outros problemas como a especulação imobiliária no entorno da Serra do Japi - em Jundiaí, dos distritos industriais de Itupeva e Louveira - que geram impactos ambientais na região, alteração de leis municipais sobre meio ambiente, serão apreciados durante o evento. A animação do encontro será feita pelas Pastorais Fé e Política, da Juventude, da Ecologia da cidade de Salto e da Campanha da Fraternidade 2011/2012 cujos temas são Vida no Planeta e Saúde Pública.

Durante todo o dia haverá uma programação intensa com reflexões sobre ações da Pastoral da Ecologia, seguido de palestra sobre Ecocidadania - ministrada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, apresentações culturais, participação no Comitê Rio + 20, comissão do Encontro Paulista de Juventude e Meio Ambiente. Também consta da programação a produção de material para uma caminhada pelas ruas da cidade chamando a atenção para as questões ambientais e também algumas ações sociais em benefício das comunidades locais. O evento acontece no Seminário, prédio histórico situado acima do Santuário de Pirapora do Bom Jesus.

Fonte: Reinaldo Oliveira / Revista Missões

Deixe uma resposta

3 + 2 =