Guarabira, na Paraiba, prepara a ordenação de um filho da terra

Elísio Assunção

A 100 quilômetros de João Pessoa, uma cidade do interior nordestino brasileiro, de 60 mil habitantes, vai viver a ordenação sacerdotal do jovem missionário da Consolata, João Batista neste sábado, 9 de Julho

Depois de um ano de estágio em Portugal, no bairro do Zambujal, periferia de Lisboa, o diácono João Batista vai ser ordenado sacerdote a 9 de Julho na sua terra natal, Guarabira. O entusiasmo à volta do acontecimento aumenta de dia para dia. Tendo deixado a sua terra, ainda muito jovem, para ir trabalhar no Rio de Janeiro, João Batista começa agora a ser "reconhecido" pelos seus conterrâneos, que o recebem com entusiasmo e alegria. Estão programadas uma série de ações de animação para preparar a ordenação que terá lugar na catedral dedicada a Nossa Senhora da Luz.

A diocese de Guarabira tem uma população de meio milhão de habitantes, com 27 paróquias. É uma diocese jovem que dispõe apenas de 33 sacerdotes, e 28 seminaristas maiores e cinco do seminário propedêutico. Actualmente a diocese está envolvida num programa centrado em três pólos: missão, família e juventude. Recentemente esteve envolvida numa campanha a favor dos mais desprotegidos, através da Comissão da Pastoral da Terra, que visou defender as famílias contra os grandes proprietários da terra. A região ostenta um razoável nível de vida, apoiado na agricultura com a cultura da cana do açúcar, do abacaxi, feijão e milho através das suas colinas verdejantes. No campo da indústria merece referência a avicultura, com o maior centro produtor do nordeste, assim como a indústria de roupas.

 

Fonte: www.fatimamissionaria.pt

Deixe uma resposta

catorze + catorze =