Ordenado mais um missionário da Consolata

Manuel Pereira dos Santos

No dia 27 de maio, às 10h00, na paróquia Maria Auxiliadora, em Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo, houve a ordenação sacerdotal de Jacques Kwangala Mboma, missionário da Consolata. Com ele, foram ordenados dois outros missionários da Consolata, padre e diácono. Trata-se de Sébastien Ntoto Ntoto e Moïse Mbabaye Tshilombo.

Foi uma grande celebração, contando no total com 19 ordenados, dos quais 11 padres e oito diáconos. Mas, o que sabemos do novo padre Jacques Kwangala Mboma?
Jacques nasceu em Pindi, missão localizada no distrito de Bulungu, R.D.Congo. Ele é o nono de 5 irmãos e 6 irmãs, filhos de Stanislas Kwangala e Florence Minianga que nos precederam na casa do Pai Celeste. Ingressou na familia Consolata no ano 2000 e fez a Filosofia no Congo. O noviciado foi feito em 2005, em Maputo, Moçambique. No dia 10 de novembro de 2005 fez a sua primeira profissão. Chegou ao Brasil em 2006 para os estudos teológicos em São Paulo. Entre os anos de 2009 e 2011 prestou serviço na paróquia São Brás de Plataforma, em Salvador, Bahia, valorizando a pastoral afro, entre outras.

Jacques quis dar a sua resposta generosa e definitiva a Deus iluminado pelas palavras de São Paulo Apóstolo: "Tudo posso n'Aquele que me fortalece" Fl 4,13.

A Igreja universal celebrava a festa de Pentecostes, lindo dia do calendário litúrgico para serem vivenciadas as ordenações presbiterais e diaconais. Três missionários da Consolata junto dos demais 15 ordenandos, receberam a ordem pela oração e imposição de mãos de dom Edouard Kisonga, bispo auxiliar e responsável dos religiosos na arquidiocese de Kinshasa.

Durante a homilia, dom Edouard agradeceu a Deus por ter concedido o dom de ministério sacerdotal e diaconal aos 19 candidatos, cuja maioria era de missionários e religiosos. O bispo sublinhou que ser padre ou diácono é estender o gesto de Cristo sobre a humanidade numa entrega total a serviço do Reino de Deus.

O evento em geral foi marcado pela celebração eucarística na qual Jacques e seus companheiros foram ordenados. Uma presença remarcada de missionários da Consolata ao lado do superior Regional, padre Symphorien Fumwasendji, de padres da arquidiocese e outros religiosos. Todos unidos e reunidos para dar ênfase a este grande acontecimento para a Igreja e para os missionários da Consolata em particular.

Os familiares dos neo-presbíteros e os amigos da Consolata não poderiam faltar neste dia de grande festa. O clima de alegria e o sentimento de agradecimento a Deus por mais um dia de graça à Igreja e ao Institudo dos Missionários da Consolata era visível. No decorrer da cerimônia que durou mais ou menos cinco horas, os fiéis mostraram boa participação e apoio; primeiro porque estavam numerosos para testemunhar o evento, e em seguida, pela partição ativa.

Terminada a missa, todos foram reunidos ao redor de outra mesa. Saímos da mesa Eucarística para a mesa do pão cotidiano onde todos partilhamos do que foi posto em comum. Bendito e glorificado seja Deus pela vida de Jacques, Sebastien e Moïse que eles doaram à Igreja na pessoa do IMC.

Depois de um tempo exercendo a diaconía em sua terra, Kwangala voltará para o Brasil para continuar a missão que ele começou, mas agora como sacerdote. Estamos engajados neste momento a preparar o envio missionário de Jacques que por coincidência será feito no dia 20 de junho, festa de Nossa Senhora da Consolata. Com certeza lindo dia para colocar nas mãos da Consolata mais um filho que parte para a Missão. Esta celebração está sendo organizada pelo Centro de Animação Missionária e Vocacional (CAMIV), e será realizada na paróquia Santo Hilário.

Pelos três filhos que a Consolata recebe como sacerdotes e diácono, nós dizemos obrigado ao bom Deus pelo caminho que eles traçaram no decorrer da formação, ao longo de dez ou mais anos. Que eles sejam realmente ministros da Palavra e da Eucaristia segundo o coração de Cristo (PDV). Que eles transmitam "a todos o Evangelho do Reino, chamando a cada homem à obediencia da fé e conduzindo os fiéis a um conhecimento e comunhão cada vez mais profundo do mistério de Deus, revelado e comunicado a nós em Cristo" (VD n°80).

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

quatro × 4 =