Festa da Fundação dos Institutos da Consolata

Rosa Clara Franzoi

No dia 27 de janeiro de 2013, as várias comunidades ‘consolatinas' residentes na cidade de São Paulo, celebraram mais um aniversário de fundação. O Bem-aventurado José Allamano, nascido no Castelnuovo Don Bosco - Itália, foi ousado e corajoso ao fundar os Institutos, dos missionários em 1901, e das missionárias em 1910, com a finalidade de enviar servidores para a evangelização na África. Todos os anos, onde quer que haja missionários e missionárias da Consolata, no dia 29 de janeiro é celebrado o aniversário da fundação.

Assim, unidos ao povo da paróquia de Nossa Senhora de Fátima no bairro Imirim, os missionários, missionárias, leigos missionários e seminaristas, amigos da Consolata e benfeitores, no domingo, dia 27 de janeiro encontraram-se para celebrar a Eucaristia e agradecer a Deus a vida e trabalho de tantos missionários e missionárias, espalhados em quatro continentes. As irmãs celebraram também os 100 anos de presença nas missões do Quênia.

Por ser a primeira festa dos dois Institutos celebrada no início do ano é costume lembrar também os missionários e missionárias jubilares do ano em curso, seja de profissão religiosa como de sacerdócio. A santa missa foi presidida pelo padre Jaime Patias que celebrou suas bodas de prata de profissão religiosa e coincidentemente também o seu aniversário natalício. Concelebraram com ele sete missionários, entre eles o padre Joaquim Gonçalves, jubilar de 50 anos de profissão religiosa.

Na homilia, o padre Jaime lembrou alguns dos desafios que o Bem-aventurado José Allamano enfrentou no período da Fundação quando era reitor do Santuário da Consolata em Turim e responsável da iniciação dos padres jovens na pastoral. Fez algumas referências à Palavra da liturgia do domingo, em especial ao Evangelho de Lucas quando Jesus disse na Sinagoga: "O Espírito do Senhor está sobre mim porque me ungiu..." (Lc 1, 1-4; 14,-21). O missionário dá continuidade à missão de Jesus, guiado pelo Espírito. Em seguida foi dada a palavra aos aniversariantes jubilares para dar o seu breve testemunho de vida missionária.

Também estiveram presentes à celebração: madre Simona Brambilla, superiora geral das Irmãs da Consolata e as conselheiras, que estavam em São Paulo para um encontro dos conselhos provinciais da América; e também familiares das/dos jubilares e alguns benfeitores. Após a homilia a Ir. Hortência Brito Novais, juniorista, fez a renovação dos votos e em seguida, os missionários e missionárias presentes, renovaram os seus compromissos de vida consagrada missionária.

Depois da celebração eucarística, no salão da paróquia, teve lugar o almoço de confraternização. Foram momentos bonitos de descontração e alegria para todos, uma maneira de reforçar os laços de família.

Fonte: Rosa Clara Franzoi / Revista Missões

Deixe uma resposta

14 − 8 =