Cardeal Giorgio Marengo destaca uma Quaresma de Oração e Reconciliação na Mongólia

Em um cenário único, onde a celebração do Ano Novo Lunar se entrelaça com a intensidade espiritual da Quaresma, o Cardeal Giorgio Marengo ressalta a importância da oração e da reconciliação para a comunidade católica da Mongólia.

Por Redação

Em meio à celebração da Quaresma, o Cardeal Giorgio Marengo, missionário da Consolata e prefeito apostólico de Ulaanbaatar, ressalta a importância deste período como um momento de intensa oração e reconciliação para a comunidade católica da Mongólia. Elevado a cardeal pelo Papa Francisco em agosto de 2022, o Cardeal Marengo compartilhou suas reflexões sobre o significado da Quaresma em uma entrevista à Agência Fides, destacando a dedicação das nove comunidades paroquiais em lançar programas pastorais e espirituais alinhados ao tema da oração, especialmente neste Ano da Oração, indicado pelo Papa para a preparação do Jubileu.

"Nossa pequena comunidade católica da Mongólia está vivendo esta Quaresma com intensidade", afirmou o Cardeal Marengo. Ele descreveu como a chegada da Quaresma coincidiu com o Ano Novo Lunar, proporcionando um contexto peculiar que mistura celebração e renovação espiritual. O cardeal destacou a importância da reconciliação neste período, convidando os fiéis a deixar para trás as desavenças do ano anterior e a buscar relações pacíficas e renovadas.

Além disso, o Cardeal Marengo enfatizou o forte vínculo da comunidade mongol com a Santa Sé, destacando a tradução da mensagem de Quaresma do Papa Francisco para o mongol e sua distribuição durante a Quarta-feira de Cinzas. Ele também mencionou o mongol como o 52º idioma em que o Vatican News é distribuído, permitindo que a mensagem do Papa alcance a comunidade local de forma mais acessível.

A Quaresma na Mongólia não é apenas um período de reflexão espiritual, mas também de ação e solidariedade. Em 5 de março, a Igreja celebrará na Mongólia um dia de retiro quaresmal para padres, consagrados e missionários, demonstrando o compromisso da comunidade em aprofundar sua vida espiritual. Além disso, o Cardeal Marengo destacou os esforços da Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação para ajudar os agricultores das áreas rurais afetadas por nevascas intensas, enfatizando a importância da fraternidade e do cuidado mútuo durante este período quaresmal.

Assim, a Quaresma na Mongólia é um momento de renovação espiritual, reconciliação e ação caritativa, marcado pelo compromisso da comunidade católica em viver os valores do Evangelho em meio aos desafios e oportunidades deste período litúrgico.

Com informações da Agência Fides

Deixe uma resposta

13 − oito =