Jovens religiosos de todo o Brasil se reúnem em Fortaleza para o V Congresso das Novas Gerações

jovens-sinodalidade

Por Josky Menga *

De 2 a 5 de novembro, na cidade de Fortaleza, no Ceará, acontecerá o V Congresso das Novas Gerações da Vida Religiosa e Consagrada, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil, como parte da preparação para o V Congresso da CLAR (Confederação Latino-Americana de Religiosos). Este evento reunirá mais de 185 religiosas e religiosos com até 10 anos de votos, provenientes de diversas congregações, culturas e países de todo o Brasil. Eles se reunirão para vivenciar essa experiência de encontro com Jesus e seus ensinamentos, inspirados pelo exemplo das mulheres da Aurora (Mateus 28,1-10). O tema do encontro é "Sinodalidade, Caminho de Esperança" e o lema é "Novas Gerações! A Esperança Desponta Já".

O V Congresso das Novas Gerações tem como objetivo geral "sonhar juntos o querer de Deus para as Novas Gerações do Brasil e da América Latina e Caribe, visando uma igreja Sinodal." Além disso, busca promover espaços de reflexão e diálogo para aprofundar o seguimento de Jesus e fortalecer o diálogo entre os jovens religiosos. Durante o Congresso, os participantes terão a oportunidade de participar de palestras, workshops e discussões interativas que abordarão questões relacionadas à sinodalidade, à esperança e ao papel das Novas Gerações na transformação da sociedade. O congresso contará com a liderança da irmã Maria Inês, que será a assessora principal, e terá 6 oficinas dedicadas a aprofundar como a esperança desponta nas diversas realidades da vida e na realidade juvenil.

O objetivo final é que todos os participantes saiam do V Congresso com os corações cheios de esperança, assim como as mulheres da Aurora, prontos para assumir com vigor o compromisso da igreja neste processo sinodal e para proclamar a vitória do amor, como destacado no hino deste congresso.

* Por Padre Josky Menga, Assessor Nacional das Novas Gerações e Missão Jovem na Amazônia.

Deixe uma resposta

7 − 4 =