Dom Claudio Hummes será relator geral do Sínodo para a Amazônia

A nomeação do cardeal, que preside a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), foi divulgada pelo Vaticano e anunciada neste domingo, 5.

Por José Maria Tomazela

O arcebispo emérito de São Paulo, dom Cláudio Hummes, será o relator geral da Assembleia Especial do Sínodo para a Igreja Católica na Amazônia, que será realizada no Vaticano de 6 a 27 de outubro. A nomeação do cardeal, que preside a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), foi divulgada pelo Vaticano e anunciada neste domingo, 5, na 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida, interior de São Paulo. Dom Claudio também é presidente da Comissão Pastoral para a Amazônia da CNBB.

24-INMD-Floresta_amazonica_na_Terra_Indigena_YanomamiCom o tema "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral", o Sínodo dos Bispos vai abordar o trabalho pastoral de evangelização no bioma que se espalha por nove países. Também vai discutir o combate à pobreza, a proteção à população indígena e questões ambientais, como o desmatamento.

A temática chamou a atenção de generais que integram o governo de Jair Bolsonaro, preocupados com possíveis críticas da Igreja às políticas do governo para a Amazônia. Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo mostrou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do palácio teria monitorado preparativos para o Sínodo.

O cardeal Claudio Hummes terá como secretários especiais o vigário apostólico de Puerto Maldonado, no Peru, dom David Martinez de Aguirre Guinea, e o subsecretário para Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, monsenhor Michael Zcerny, jesuíta nascido na Checoslováquia, mas que se formou no Canadá e já atuou na América Latina.

Fonte: terra.com.br

Deixe uma resposta

dezoito − nove =